PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA MARIA E SILVA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA MARIA E SILVA FERREIRA
DATA: 28/08/2019
LOCAL: Auditório PPGE
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES PROFISSIONAIS E DE GÊNERO: COMO ESTUDANTES CONCLUINTES DE PEDAGOGIA GENERIFICAM SUAS IDENTIDADES PROFISSIONAIS?
PALAVRAS-CHAVES: Representações. Identidade profissional e de gênero. Pedagogia.
RESUMO: O processo histórico de feminização do magistério reflete na constituição da Pedagogia como um curso feminilizado – quantitativamente conta com uma maioria feminina – e feminizado – por se tratar de um curso associado qualitativamente ao gênero feminino. Sendo esta pesquisa ancorada nos Estudos Culturais da Educação, nas Teorias Feministas e de Gênero, percebe-se que essa condição reproduz representações que gendram possibilidades de (não)atuação de mulheres e de homens. Representação, de acordo com a tradição francesa da Teoria das Representações Sociais, é entendida nesse texto como o produto e o processo de construção de uma forma de conhecimento, elaborada e partilhada no social que induz uma prática e constroi uma realidade comum a um conjunto social. Diante da problemática e das teorias, objetiva-se responder quais são e como são construídas as representações sociais generificadas da identidade profissional de estudantes concluintes de Pedagogia. O locus de pesquisa será a Universidade Federal da Paraíba no curso de Pedagogia tendo como sujeitos seus estudantes concluintes. Metodologicamente ela é uma pesquisa qualitativa que aplicará a técnica de survey (levantamento) em formato de questionário inovativo proposta por Ioannis Tsoukalas. Este questionário utiliza elicitação e elaboração de associações livres sobre um tema, possibilitando conhecer, além da incidência, as características de uma representação: seu campo semântico e organização. Os dados resultantes serão tratados por meio da análise cultural. Desta feita, a importância desse estudo justifica-se no sentido de visibilizar quais são as representações das identidades de gênero e profissional destes e destas estudantes, assim como se dá o seu processo de construção, ambicionando contribuir com mudanças representacionais que favoreçam fissuras e escapamentos aos padrões profissionais e de gênero da Pedagogia.
Presidente - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA