PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA SELMA SANTOS DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA SELMA SANTOS DE SANTANA
DATA: 04/10/2019
LOCAL: PPGE/UFPB
TÍTULO: A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E AÇÃO CULTURAL E POLÍTICA EM SAPÉ/PB ATRAVÉS DE UM OLHAR PARA HISTÓRIA DO LÍDER CAMPONÊS JOÃO PEDRO TEIXEIRA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular. Espaços Educativos. Ação Cultural e Política. Liga camponesa.
RESUMO: A presente pesquisa investiga as iniciativas atuais nas quais ganha destaque a relação entre educação e ação cultural e política no município de Sapé, Estado da Paraíba. Iniciativas presentes nos espaços educativos da escola pública na atualidade tiram do esquecimento a história de João Pedro Teixeira e da liga camponesa de Sapé, forças do movimento social que aspiravam por melhores condições de vida, entre os anos de 1950 a 1964. Um acontecimento vasto no aspecto cultural, sobretudo na dimensão que configura disputas políticas, com as tentativas de construção de uma nova ordem social contra a desigualdade e a opressão, mantidas pelos que detinham o poder da terra e da ordem social e política. A liga camponesa de Sapé e seu líder João Pedro Teixeira ainda são pouco visíveis nos espaços educativos da escola pública do referido município, em comparação, por exemplo, com a visibilidade do poeta Augusto dos Anjos. Em uma perspectiva, da Educação Popular, busca-se identificar aspectos políticos e educativos presentes na trajetória vivida por João Pedro Teixeira e pela liga camponesa de Sapé. Busca-se identificar interesses, ou não, dos professores da rede municipal de Sapé em atualizar a memória das lutas camponesas do município e da região. Busca-se analisar os recursos pedagógicos e didáticos, dentro e fora da sala de aula, que fazem referências a esse sujeito social e líder camponês, João Pedro Teixeira. Para encontrar respostas, a pesquisa segue uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e com um teor analítico pautado nos pressupostos do Paradigma Indiciário.
Presidente - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES
Interno - 3068369 - DANIEL VALERIO MARTINS