PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: HÉLCIA MACEDO DE CARVALHO DINIZ E SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HÉLCIA MACEDO DE CARVALHO DINIZ E SILVA
DATA: 09/12/2019
LOCAL: PPGE
TÍTULO: REPRESENTAÇÃO DE PROFESSOR EM AS AVENTURAS DE TELÊMACO: MATERIAL DE INSTRUÇÃO NO LYCÊO PARAHYBANO (1836-1853)
PALAVRAS-CHAVES: Livro de leitura. Romance de educação. Material de instrução. Brasil Império.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: Essa investigação tem como objetivo analisar a representação de professor no livro As aventuras de Telêmaco: filho de Ulisses, de François de Salignac de la Mothe Fénelon (2006), que circulou no Brasil Império e na Parahyba, no Lycêo Parahybano. Para tanto, constatou-se que havia o professor enciclopédico, e que o referido livro esteve presente na referida escola, que na classificação de Abreu (2003) é um livro de leitura (ABREU, 2003), na de Bakhtin (2003) um livro que pertence à classe do romance de educação e, neste trabalho, recebe a classificação de material de instrução. Entre os inúmeros professores e suas práticas para tornar a educação do Brasil efetiva, a construção de escolas, o aparelhamento e o livro como base para aulas foram os meios utilizados pela elite política e pessoas letradas. Dessa forma, a presença do livro de leitura nas escolas funcionava como instrumento para a efetivação, por exemplo, do ensino de Tradução do Francês para o Português. Ao analisar o livro, verificou-se que ele se insere na tradição do livro elaborado para instruir o príncipe, que no Oitocentos foi disseminado por toda a Europa e o mundo. No Brasil Império foi adotado no Lycêo Parahybano, na matéria de Francês. Desta análise, concluiu-se que o ensino de tradução por meio de texto de Literatura, com cunho filosófico, apresenta a perspectiva de se trabalhar os bons costumes e a arte do bem governar, alcançando a dimensão filosófica do ensino de ética e moral, por submeter os leitores à leitura de aventuras que registram acontecimentos envolvendo o jovem filho de Ulisses e seu professor, Mentor, que vai enfrentando cada desafio aprendendo com os erros e observando as regras para o bom combate. A espontaneidade para se relacionar com o outro e a reconhecimento das limitações apresentadas pelas personagens do livro, servem de instrução para o leitor mais atento. O modelo de ensino enciclopédico perdurou durante todo o Brasil Império, quando o ensino era exercido por um professor que assistia o aluno, quase que individualmente, assim como Minerva, na pessoa do professor, acompanhava Telêmaco a cada aventura a fim de ensinar o que estava para além do conteúdo, a saber, a ser um sujeito honrado, feliz por saber gerir o povo de Ítaca.
Presidente - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO