PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: KALLYNE LYGIA FERREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KALLYNE LYGIA FERREIRA DA SILVA
DATA: 10/10/2019
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: O PROJETO FILHOS DA EJA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE JOÃO PESSOA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Projeto Filhos da EJA. Educação Compensatória.
RESUMO: A presente pesquisa intitulada O Projeto Filhos da EJA e a Educação de Jovens e Adultos em escolas municipais de João pessoa-PB, busca investigar a concepção docente acerca do Projeto intitulado “Filhos da EJA” em escolas públicas da rede municipal de ensino de João Pessoa-PB, que ofertam a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo, em desenvolvimento no período de 2018 e 2019, surge com o propósito de esclarecer aos questionamentos oriundos no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado Projeto filhos da EJA: uma proposta interventiva da prefeitura municipal de João Pessoa – PB.A presente pesquisa objetiva compreender a concepção dos professores na modalidade EJA sobre o Projeto Filhos da EJA em escolas públicas do município de João Pessoa-PB. O presente estudo será desenvolvido com base na pesquisa qualitativa e terá como método o materialismo histórico e dialético. O materialismo dialético, enquanto método científico, é um procedimento de investigação que nos possibilita a interação com o mundo e com o contexto em que o fenômeno está inserido, identificando causa e efeito bem como as contradições existentes. Dessa forma, utilizaremos como instrumentos de coleta de dados o questionário semi-estruturado e a observação participante afim de elucidar as questões pertinentes a pesquisa. O desenvolvimento inicial da pesquisa tem desvelado que a constituição da EJA no Brasil aponta para uma educação vulnerável permeada por conflitos e pela inserção de programas e projetos compensatórios que fomentam uma educação compensatória e é nessa perspectiva que o Projeto Filhos da EJA tem se constituído.
Presidente - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO