PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ROBERTA DE ALENCAR OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ROBERTA DE ALENCAR OLIVEIRA
DATA: 20/12/2019
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: A DESVIANÇA COMO PRODUTORA DE PROTAGONISMOS-OUTROS DE ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
PALAVRAS-CHAVES: Comportamento desviante; Adolescentes; Políticas públicas; Protagonismo; Minorias Ativas.
RESUMO: Esta tese objetiva investigar o fenômeno da desviança e como ele pode significar resistência e busca por reconhecimento por parte de alunos-adolescentes em situação de internação no estado da Paraíba, Brasil. Parte do pressuposto que toda realidade social desenvolve-se sob condições objetivas e subjetivas, que condicionam, em última instância, as formações sociais. A problemática de pesquisa envolve a necessária ampliação das análises sobre as características estruturais e normativas da sociedade que podem estar relacionadas ao comportamento desviante, vez que os processos de socialização desses adolescentes caracterizam-se pela vulnerabilidade e exposição a problemas sociais relacionados ao crime e a violência. A base teórica que orienta esse pesquisa são os Estudos Pós-coloniais Latinoamericanos, a abordagem Psicossociológica das Minorias Ativas e a Teoria do Reconhecimento com especial atenção para os processos fronteiriços de construção de protagonismos-Outros. De inspiração etnográfica, o estudo será realizado em uma unidade socioeducativa do interior da Paraíba, com adolescentes privados de liberdade e associados a grupos ou facções criminosas. Para coleta e produção de dados, realizamos entrevistas semi-estruturadas e observação participante. Os dados serão submetidos à Análise de Conteúdo. A título de organização, a tese será composta por cinco capítulos, além da introdução e das considerações finais. O capítulo 1, explicita as nossas afiliações teórico-metodológicas, a caracterização do campo empírico e os critérios de escolha do mesmo, quem são os colaboradores, os instrumentos e técnicas de pesquisa, além do estado do conhecimento sobre o objeto de pesquisa. No Capítulo 2, tratamos do lugar do protagonismo nas políticas públicas para as adolescências e a concepção de protagonismo à qual nos afiliamos. O Capítulo 3 trata de discutir as adolescências do ponto de vista biopsicossocial. O capítulo 4 tratará da desviança das minorias ativas como fator de reconhecimento social, enquanto que o capítulo 5 trará as análises balizadas a partir das narrativas dos adolescentes.
Presidente - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Interno - 338367 - RITA DE CASSIA CAVALCANTI PORTO