PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JAILSON BATISTA DOS SANTOS

DISCENTE: JAILSON BATISTA DOS SANTOS
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: A FORMAÇÃO SUPERIOR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: AVALIANDO SEUS IMPACTOS NO CAMPO PESSOAL E PROFISSIONAL DOS EGRESSOS
PALAVRAS-CHAVES: Formação Superior. Educação do Campo. Egressos.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação aborda os impactos da Formação Superior em Educação do Campo no campo pessoal e profissional dos egressos deste nível de ensino. Tomou-se como estudo de caso os egressos do Curso de Pedagogia – Área de aprofundamento em Educação do Campo, da Universidade Federal da Paraíba (2010 – 2016). Escolheu-se o referido curso como lócus da pesquisa porque, em pesquisas anteriores evidenciou-se que a maioria dos estudantes no final de período expressou expectativas positivas sobre o futuro após conclusão de curso (FELINTO, 2015; SANTOS, 2017). Como forma de dar continuidade a essas investigações propomos a seguinte problematização: Como os egressos do curso de Pedagogia – Área de aprofundamento em Educação do Campo avaliam a formação obtida quanto aos seus impactos no campo pessoal e profissional? O objetivo foi analisar os impactos da formação em Pedagogia – Área de aprofundamento em Educação do Campo a partir do olhar crítico dos egressos do referido curso, para apreensão de fatores positivos e/ou negativos no que pese suas contribuições no campo pessoal e profissional. Destacou-se como categorias teóricas centrais: Formação Superior (KLUG; PINTO, 2015), Educação do Campo (FERNANDES; MOLINA, 2004) e Egressos (ANDRIOLA, 2014). A metodologia foi de base qualitativa, com características procedimentais descritiva, bibliográfica e documental. Utilizou-se como método a técnica de análise de conteúdo fundamentada em Bardin (2009), e como instrumentos questionários e entrevistas semiestruturadas. Para o questionário, elaborou-se 22 perguntas do tipo múltipla escolha e de grau de intensidade. No que pese a avaliação sobre os impactos da formação acerca de cada categoria analisada, tabulou-se os dados no programa SPSS, sendo a mediação das respostas feita pela Escala de Likert, por meio do grau de intensidade entre [1] desfavorável a [4] favorável. Do questionário, propuseram-se 4 egressos do curso a participarem das entrevistas. A análise dos resultados ocorrera por meio do cruzamento dos dados do questionário com os relatos obtidos nas entrevistas junto aos participantes interlocutores da pesquisa. Ao final desta investigação, concluiu-se que a formação oferecida pelo curso de Pedagogia – Área de aprofundamento em Educação do Campo apresenta impactos significativos aos seus egressos. No campo pessoal, os egressos avaliaram os impactos da formação como sendo positivos, destacando o aprendizado adquirido como fundamental à relação entre teoria e prática, gerando uma nova perspectiva de vida para esses sujeitos. Já o campo profissional apresentou uma avaliação negativa por parte dos egressos, que decorreu, em parte, da desvalorização da profissão docente, sobretudo para sua atuação no campo. A falta de investimento voltado à Educação do Campo e a realização da maioria dos estágios em escolas urbanas, foram alguns dos elementos apontados pelos egressos como negativos nessa avaliação. Contudo, os resultados abrem um leque de possibilidades para realização de novas pesquisas que tomem os sujeitos da Pedagogia – Área de aprofundamento em Educação do Campo como interlocutores principais no processo de investigação.
Presidente - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO