PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: CHARYA CHARLOTTE BEZERRA ADVINCULA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHARYA CHARLOTTE BEZERRA ADVINCULA
DATA: 30/03/2020
LOCAL: PPGE/UFPB
TÍTULO: “ESCRIPTURAÇÃO”, ORGANIZAÇÃO E CULTURA ESCOLAR NO GRUPO ESCOLAR GAMA E MELO - 1928/1949
PALAVRAS-CHAVES: Cultura Escolar. Escrituração escolar. Grupo Escolar Gama e Melo. Interiorização.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: Nas primeiras décadas do século XX, a Paraíba deu início a sua reforma educacional com o intuito organizar e disciplinar a instrução primária. Essas ações visaram modificar tanto a estrutura das escolas, como organizar e desenvolver o ensino, normatizando todas as ações escolares. Foram criados novos modelos de escolas e ações como o controle e tombamento de todo o patrimônio da escola e demais atividades. Ao conjunto de ações normatizadas que deveriam ser desenvolvidas pelas escolas, o Decreto Nº 873/17 denominou de escrituração escolar. Essas ações têm muito a desvelar sobre a cultura escolar, de modo que o fazer cotidiano dos agentes educacionais passaram a ser balizados por normas que não foram internalizadas por esses, ou não atendiam as suas necessidades específicas, sendo necessário adaptá-las. Nesse sentido acreditamos que analisar como era realizada a escrituração e organização das atividades escolares tem muito a contribuir para a história da educação nesse Estado. Portanto nosso estudo tentou desvelar a cultura escolar no Grupo Escolar Gama e Melo de 1928-1949, localizado na cidade de Princesa Isabel, através dos documentos que organizavam as atividades escolares nesse período. Desenvolvemos a nossa discussão aportada em bibliografia pertinente à história da educação além de um amplo espectro de fontes documentais oficiais produzidas por agentes públicos no exercício de suas funções como: relatórios do Diretor da Instrução Pública e dos inspetores técnicos de ensino, mensagens presidenciais, livros de matrícula e de frequência diária dos alunos dentre outros. Todo o corpus documental foi analisado e interpretado na perspectiva da nova história cultural, vinculado à cultura escolar tendo como aporte teórico os estudos de Benito (2019; 2017), Chartier (1990), Escolano (2010), Julia (2001), Farias Filho (2017), Pinheiro (2002). A documentação prescrutada demonstrou que a implantação da reforma educacional se inicia de forma tardia na Paraíba quando comparada a outros estados, ficando, por anos, restrita às escolas da Capital e de algumas cidades próximas a essa, só começando a ser efetivada no interior desse Estado a partir da segunda década do século XX quanto à modernização das instalações escolares; em relação à forma de organização e métodos, esses começam a ser realmente efetivados na década seguinte, ao menos é o aconteceu na escola em tela.
Presidente - 1441691 - MARIA LUCIA DA SILVA NUNES
Interno - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO