PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ISABELLE SERCUNDES SANTOS

DISCENTE: ISABELLE SERCUNDES SANTOS
DATA: 30/06/2020
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA SALA REGULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: das políticas de educacionais às práticas pedagógicas em João Pessoa-PB
PALAVRAS-CHAVES: Políticas de Educação Inclusiva, Educação Infantil, Transtorno do Espectro Autista
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: A presente pesquisa insere-se nas discussões concernentes à inclusão educacional, problematizando as políticas educacionais que orientam esse processo e as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto da Educação Infantil junto às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesta direção, tomamos como objetivo geral compreender em que medida se efetiva a inclusão educacional de crianças com TEA na Educação Infantil. Para tanto, delimitamos os seguintes objetivos específicos: a) Investigar qual a natureza do processo educacional desenvolvido junto às crianças com TEA; b) Refletir sobre os avanços e desafios que desdobram-se das normativas que orientam a inclusão das crianças com TEA na Educação Infantil. A fundamentação teórica respalda-se nos pressupostos de estudiosos que abordam as questões referentes às políticas educacionais de inclusão e à Educação Infantil. O estudo tem enfoque qualitativo e constitui-se em pesquisa exploratória, abrangendo pesquisa documental e pesquisa empírica. Utilizamos como técnicas de coleta de dados entrevistas semiestruturadas em profundidade e observações participantes. O método que conduziu o exercício do pensamento para a compreensão da realidade estudada foi o Hermenêutico-dialético, à luz das contribuições da Teoria Histórico-Cultural. Nosso lócus de pesquisa foi um Centro de referência em Educação Infantil (CREI) em João Pessoa- PB. Nossos sujeitos abrangeram 6 crianças com TEA, 2 professoras das salas regulares, 5 cuidadoras, 1 diretora, 1 supervisora, 1 professora do Atendimento Educacional Especializado e 5 mães, totalizando 21 sujeitos. Os principais resultados apontaram que as práticas pedagógicas para a inclusão das crianças com TEA carecem de uma sistematização que oportunize mais participação dessas crianças e que considerem adequações curriculares de acordo com suas necessidades, a fim de oportunizar aprendizagem e desenvolvimento também nas salas regulares. Neste sentido, a presença das crianças com TEA no CREI pesquisado tem ainda caráter de integração, pois foi identificada a ênfase na socialização e no cuidar em detrimento do educar. Por fim, conclui-se que as políticas educacionais de inclusão avançaram significativamente no contexto nacional e local, ofertando recursos materiais e o apoio de profissionais para tornar espaços e informações acessíveis, o que tem ampliado progressivamente a presença de crianças com deficiências nas escolas públicas. Contudo tratando-se do público de crianças pequenas com TEA, necessitam de aprimoramento como formações permanentes que abordem com profundidade sobre a inclusão; priorização de profissionais especializados para o acompanhamento das crianças nas salas regulares e investimentos em materiais, tempos e espaços que permitam ao máximo brincar, aprender e se desenvolver.
Presidente - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Interno - 338367 - RITA DE CASSIA CAVALCANTI PORTO