PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA AMARO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA AMARO DOS SANTOS
DATA: 23/07/2020
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: A ATUAÇÃO DO PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE CUITEGI/PB: SIGNIFICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Educacionais; Educação do campo; Transporte escolar.
RESUMO: Com a urbanização das cidades, a zona rural tem passado por profundas transformações sociais sejam elas econômicas, educacionais ou culturais. No que se refere a educação, o campo passou por algumas mudanças entre elas, o processo de nucleação das escolas menores e multisseriadas e a transferência dos alunos para escolas núcleo, com estruturas maiores e unisseriadas. Partindo dessa premissa e considerando que problemas de acesso escolar e deslocamento no trajeto casa-escola, escola-casa são bem maiores na zona rural do que a zona urbana, percebe-se que a educação rural, possui desvantagem em relação a educação urbana, em termos de deslocamento e acesso escolar, ainda mais se considerarmos o processo de nucleação escolar que intensificou ainda mais esse distanciamento. Nesse prisma e com o objetivo de minimizar essa desvantagem, bem como facilitar o acesso e permanência desses alunos na escola, o Governo Federal criou o - PNTE (Programa Nacional de Transporte Escolar), hoje extinto - o PNATE (Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar) e o Programa Caminho da escola, política de transporte vigente e objeto de estudo dessa pesquisa. Para tanto, essa pesquisa tem como objetivo geral analisar como o Programa Caminho da Escola tem atuado nos últimos dez anos (2009-2019) na educação do campo no município de Cuitegi/PB. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. A investigação se dará por meio de um estudo bibliográfico e entrevistas semiestruturadas com o (a) secretário (a) de educação, pais, professores e alunos beneficiários do programa no município supracitado. Como aporte teórico-metodológico, orientamos nossa pesquisa a partir dos estudos de Stephen Ball acerca do ciclo de políticas considerando esta oferece instrumentos para análise da trajetória da política como formulação, produção de texto, implementação e resultados, considerando o contexto de influência, contexto de texto, contexto da prática e contexto dos resultados e efeitos. No que se refere a análise dos resultados da pesquisa, será considerado o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2010).
Presidente - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA