PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: MARIA SELMA SANTOS DE SANTANA

DISCENTE: MARIA SELMA SANTOS DE SANTANA
DATA: 28/08/2020
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: A relação entre educação escolar e ação cultural e política em Sapé/PB através de um olhar para a história do líder camponês João Pedro Teixeira
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular. Liga Camponesa. Espaços Educativos. Ação Cultural e Política.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO: Nesta dissertação investigou-se a relação entre educação e ação cultural e política presentes nos espaços educativos da rede municipal de ensino de Sapé, Paraíba, com destaque para a semana das ligas camponesas como parte das atividades docentes do mês de julho. O objetivo é o de ver os resultados de tirar do esquecimento a história de liderança do camponês João Pedro Teixeira, atuante no movimento das Ligas Camponesas, nas décadas de 1950 e 1960, nesse território vasto de disputas culturais e politicas. A pesquisa ancorou-se em fundamentos teórico-metodológicos da Educação Popular, por meio de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, de acordo com os pressupostos do Paradigma Indiciário. Foram utilizados práticas docentes, observações, pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e grupos focais, realizados com professores de duas escolas municipais, uma urbana, outra rural. Os elementos empíricos trouxeram alguns resultados supostos, como também indagações propondo investigações futuras, o que reafirma a complexidade do fenômeno pesquisado. Identificou-se que a experiência vivida por João Pedro Teixeira na Liga Camponesa de Sapé compõe ações culturais, políticas e educativas importantes para o currículo e práticas pedagógicas da rede municipal de ensino. Há a permanência de intenso debate gerado entre professores e destes com os alunos do sistema escolar, a partir dessa memória pautada em conflitos e disputa de narrativas presentes na história local. A semana das ligas camponesas rompe as ondas do “silêncio” mantidas por uma cultura que se afirma na negação desses e de outros saberes e conflitos históricos e culturais da população de Sapé. Segundo os professores, os alunos demonstram interesse pelo tema, interagindo nos debates, construindo e reconstruindo conhecimentos e indagações da oralidade, com perspectivas de ampliação da compreensão desse tema. Percebe-se uma diferença em relação aos sentidos atribuídos à semana das ligas camponesas entre as escolas do campo e as escolas urbanas.
Presidente - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES
Interno - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE