PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: TAYS DE SOUSA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAYS DE SOUSA SANTOS
DATA: 28/08/2020
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO PROJETO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET/CONEXÕES DE SABERES
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular. Formação docente. Identidade profissional. PET/Conexões de Saberes.
RESUMO: Este trabalho trata da formação docente, enfocando a construção da identidade profissional, a partir das vivências no Projeto Programa de Educação Tutorial PET/Conexões de Saberes Acesso e Permanência de Jovens de Origem Popular à Universidade: Diálogos Universidade - Comunidade, que realiza ações fundamentadas na perspectiva da Educação Popular. Os participantes do Projeto são de origem popular, vinculados a algum curso de licenciatura e desenvolvem ações de ensino, pesquisa e extensão no âmbito universitário e nas comunidades das quais são oriundos. Algumas ações do Projeto são o curso pré-universitário e a formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Frente ao exposto, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar as contribuições do Projeto PET/Conexões de Saberes Acesso e Permanência, baseadas na Educação Popular, para a formação docente e construção da identidade profissional dos egressos. Metodologicamente a pesquisa será de natureza qualitativa, tendo como referenciais orientadores, entre outros, Freire (2002, 2014), Nóvoa (2004, 2019), Farias et al. (2009), Streck et al. (2014), Sales (1999), Melo Neto (2004, 2013), Calaça (2013, 2015, 2016, 2018), Chizzotti (2000). Como instrumento de coleta de dados, utilizar-se-á entrevista semiestruturada, sendo o tratamento dos dados realizado com base na técnica de análise de conteúdo temático-categorial proposta por Bardin (1977). Os sujeitos da pesquisa serão uma (1) tutora e oito (8) egressos do Projeto PET/Conexões de Saberes que são graduados em cursos de licenciaturas. Sendo assim, refletir a partir da Educação Popular sobre a formação docente e a constituição das identidades profissionais possibilitará compreendermos as contribuições de um Projeto que engloba a tríade ensino, pesquisa e extensão, tendo como perspectiva orientadora de suas ações a educação progressista, na construção das identidades docentes.
Presidente - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE
Interno - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES