PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIA MELINA AZEVÊDO VAZ DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLÁVIA MELINA AZEVÊDO VAZ DOS SANTOS
DATA: 31/08/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: O COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA EM UMA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA - PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação Integral. Projeto de Vida. Escola Cidadã Integral. Juventudes. Protagonismo.
RESUMO: Esta pesquisa se insere em estudos sobre experiências de Educação Integral no Brasil, especificamente, a implantação das Escolas Cidadãs Integrais (ECI’s) na Paraíba em 2016, vindo a se tornar Programa de Educação Integral em 2018. Neste sentido, o Ensino Médio passou por novos arranjos curriculares, sendo inserido o componente Projeto de Vida que, na Paraíba, é tido como aspecto central no modelo pedagógico das ECI’s. Desta forma, temos como objetivo central analisar como o Projeto de Vida se constitui enquanto um dispositivo didático-curricular de experiências formativas na Escola Cidadã Integral, partindo das seguintes problemáticas: o que os documentos reguladores de políticas educacionais nacionais e locais especificam sobre a Educação Integral e o componente Projeto de Vida? Quais as avaliações dos jovens sobre experiências vividas no Projeto de Vida? As discussões teóricas estão conduzidas pela dimensão histórica da Educação Integral (GADOTTI 2009; CAVALIERE, 2002, 2010; MOLL, 2012), construção do Ensino Médio para juventudes (DAYRELL, 2003; 2007; 2014; ARROYO, 2012; 2014), dimensões pedagógicas do Projeto de Vida (Diretrizes Estaduais, 2018,2019,2020; ICE, 2016a, 2016b, 2016c) e das orientações técnicas das Políticas Educacionais para o Ensino Médio (DCNEM, 2012; PNE, 2014; Novo Ensino Médio, 2017; BNCC, 2018). Utilizaremos a abordagem qualitativa, por permitir a investigação de elementos que constituem as relações humanas. Temos como método de pesquisa a Teoria Fundamentada, conforme as orientações de Charmaz (2009), sob a compreensão de que esta teoria permite a coleta de dados e sua análise serve como fio condutor de organização dos argumentos conceituais desde o início da pesquisa, construindo, simultaneamente, estruturação teórica com base em dados empíricos. Os dados preliminares apontam que as experiências formativas que vêm sendo construídas nas ECI’s são positivas. Contudo, o material tem temas infantis, paternalistas e neoliberais, evidenciam a formação técnica e dão ênfase aos aspectos emocionais dos estudantes. Essa intencionalidade se sobressai, tendo os professores das disciplinas que se inventarem pedagogicamente para produzirem reflexões mais críticas. Outrossim, os estudantes demonstram satisfação com o modelo de Educação Cidadã Integral, visto que as relações afetivas entre gestão pedagógica e estudantes podem potencializar as aprendizagens. São análises primárias e seguem sendo exploradas por meio de entrevistas intensivas, que visam ao aprofundamento do debate em torno das experiências formativas no Projeto de Vida.
Presidente - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA