PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL DO NASCIMENTO SABINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL DO NASCIMENTO SABINO
DATA: 30/09/2020
LOCAL: https://meet.google.com/hdt-hzut-paz
TÍTULO: O PROFESSOR AFONSO PEREIRA DA SILVA E A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO NA PARAÍBA (1954- 1975)
PALAVRAS-CHAVES: Afonso Pereira da Silva. Intelectual. Educação. Fundação Padre Ibiapina.
RESUMO: Este estudo analisa historicamente a trajetória profissional do professor Afonso Pereira da Silva e sua atuação na educação paraibana em especial nos anos de 1954 a 1975, período que compreende o ano em que o professor Afonso Pereira da Silva criou a Fundação Padre Ibiapina (1954) e estende-se até 1975 ano em que deixou a Direção da Fundação. Nele almejamos compreender como o professor Afonso Pereira da Silva contribuiu para a expansão do ensino na Paraíba. Inscrito no campo da abordagem teórico- metodológica da Nova História Cultural, o presente trabalho buscou estudar o professor Afonso Pereira a partir dos papeis que desempenhou, da atuação como professor e sua ligação com a esfera cultural, das práticas sociais, dos lugares de enunciação, dos meios e lugares de difusão do conhecimento pelos quais ele circulou. Para tanto, nos apoiamos no pensamento de Jean François Sirinelli e a concepção da nova história cultural voltada para a divulgação e recepção dos produtos culturais. Lançamos mão das categorias: intelectual, itinerários, redes de sociabilidade, circulação de ideias e geração. Trouxemos um debate acerca do intelectual mediador como objeto/sujeito da pesquisa em História da Educação, situando o professor Afonso Pereira da Silva como um intelectual criador e mediador pela natureza de sua atuação nos espaços de circularidade. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Nela apresentamos um recorte biográfico da vida do professor Afonso Pereira da Silva, seus itinerários nos lugares de circulação profissional e o engajamento do educador na expansão da educação na Paraíba através da criação da Fundação Padre Ibiapina e a instalação de escolas.
Presidente - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 1448877 - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA