PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA DANIELLY LEITE BATISTA PESSOA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA DANIELLY LEITE BATISTA PESSOA
DATA: 25/02/2021
LOCAL: Google Meet (https://meet.google.com/jyx-tbvv-yuq)
TÍTULO: DISCIPLINA ESTUDO DOS PROBLEMAS BRASILEIROS (EPB) NO CURRÍCULO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: DOMESTICAÇÃO E DOUTRINAÇÃO LEGITIMADAS?(1969-1985)
PALAVRAS-CHAVES: Disciplina Estudo dos Problemas Brasileiros. Ditadura Civil-Militar. Representações. História e Memória. Doutrinação e Domesticação
RESUMO: O presente estudo tem por objetivo analisar a disciplina Estudo dos Problemas Brasileiros (EPB), normatizada no contexto da Ditadura Civil-Militar, e seus aspectos de domesticação e doutrinação, considerando as fontes legais, documentais, orais e iconográficas e as impressões e subjetividades de ex- participantes. Tal proposta está pautada pelo paradigma indiciário (GINZBURG, 1989), pelo conceito de Representação (CHARTIER, 1991; 2016; 1990), de memória (HALBWACHS, 2002; THOMPSON, 1992) e amparada na metodologia da história oral (ALBERTI, 2003; MEIHY; HOLANDA, 2014; POLLAK, 1989).O estudo conta, ainda, com o aporte de autores como Germano (2011) e Motta (2014), no que tange à bibliografia do contexto histórico. Além disto, as fontes documentais serão matéria de reflexões no tocante às normas que fundamentam esse objeto de estudo, que tem em seu currículo, as bases da Educação Moral e Cívica tão valorizada no contexto autoritário pós-1964. Espera-se que as discussões do trabalho contribuam não apenas para rememorar a história pretérita do Brasil, mas traga reflexões prospectivas sobre a educação superior dessa nação.
Presidente - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO
Interno - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA