PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: AMANDA SOUSA GALVÍNCIO

DISCENTE: AMANDA SOUSA GALVÍNCIO
DATA: 23/07/2013
LOCAL: PPGE
TÍTULO: Atuação educacional de Carlos Dias Fernandes na Parahyba do Norte (1913-1925): jornalismo, literatura e conferências
PALAVRAS-CHAVES: Carlos D. Fernandes. Intelectuais. Educação. Jornalismo. Conferências.
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo principal compreender e situar o debate educacional na Primeira República no Brasil. Para tanto, buscamos estabelecer similaridades e particularidades das propostas educacionais anunciadas por Carlos D. Fernandes em relação aos intelectuais brasileiros do mesmo período, como, por exemplo: Rui Barbosa, José Veríssimo, Olavo Bilac, Manoel Bomfim, Carneiro Leão, Catharina Moura, entre outros. Ainda nos propomos interpretar a trajetória e atuação intelectual de Carlos D. Fernandes, em especial no contexto paraibano, tendo em vista sua inserção na imprensa; e, por fim, identificar e compreender, nos seus textos, temáticas de relevância educacional no período como o nacionalismo, a infância e o feminismo. Justificamos nosso recorte temporal, de 1913 até 1925, a partir do momento em que Carlos D. Fernandes atuou como intelectual renomado no estado da Paraíba, assumindo a direção da imprensa oficial. Nossa operação histórica está embasada na aproximação com a hermenêutica de Hans-Georg Gadamer e com os fundamentos da história de Antonie Prost, que nos auxiliam a pensar a história da educação a partir das noções de experiência e compreensão. As fontes estão divididas em dois suportes que englobam a discussão das fontes impressas: uma parte delas se soma ao conjunto de documentos que nos auxiliaram a entender a trajetória e atuação do nosso intelectual como cartas, jornais, biografias, livros e mensagens presidenciais; a outra parte constitui o corpus documental produzido pelo próprio sujeito, Carlos D. Fernandes como matérias no jornal A União, opúsculos derivados das conferências públicas proferida na capital paraibana e o livro infantil Escola Pittoresca. Discutiremos primeiramente as múltiplas interpretações que correspondem à vida de Carlos D. Fernandes. Diante disso, é possível argumentar que Dias Fernandes assumiu uma posição de destaque entre os homens de letras no estado, mesmo que haja interpretações contraditórias a respeito da sua atuação. Dessa forma, nossa pesquisa procurou destacar outro ponto de vista sobre sua experiência intelectual, chamando atenção para a relação do intelectual com o meio cultural e político do seu tempo, bem como o inserir na tradição de intelectuais da impressa cuja atribuição se dava mediante a missão pedagógica encarnada por esses sujeitos. Trataremos também das questões que atravessaram os debates educacionais na Primeira República, indicando quais foram as propostas anunciadas por Carlos D. Fernandes: a primeira estava atrelada as concepções nacionalista que desembocou na literatura infantil com finalidades didáticas, a segunda recaiu na preocupação de educar, moralizar e higienizar as crianças das camadas populares e, por fim, buscamos apresentar quais foram suas contribuições para a discussão em torno do papel que a mulher deveria assumir na sociedade. Diante disso, compreendemos que Carlos D. Fernandes exerceu uma função importante na educação do estado, pois foi um sujeito que despertou interesse de intelectuais, políticos e de jovens. Além disso, teve uma proeminente participação pública no cenário paraibano, através da publicação de livros, do exercício do jornalismo e dos pronunciamentos nas conferências públicas.

Externo à Instituição - ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE SCHUELER - UFF
Interno - 337339 - ANTONIO CARLOS FERREIRA PINHEIRO