PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LUCAS VIEIRA DE LIMA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS VIEIRA DE LIMA SILVA
DATA: 24/07/2013
LOCAL: PPGE
TÍTULO: Empoderamento de afro-brasileiros no futebol: o projeto atleta cidadão do futuro como espaço de inclusão social
PALAVRAS-CHAVES: História vista de Baixo. Empoderamento. Inclusão e Exclusão Social. Afro-brasileiros no Futebol.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente trabalho de tese trata sobre o empoderamento no futebol como espaço que deve contribuir para a inclusão social de sujeitos afro-brasileiros das camadas pobres, participantes de escolinhas destinadas à formação de atletas no estado da Paraíba. O interesse pelo tema surgiu tanto em função de nossa relação pessoal com o futebol quanto por nossa formação acadêmica (inicial e continuada). Durante este período, fizemos uma série de leituras e estudos que mais adiante despertariam nosso interesse pelo tema. Esta trajetória embrionária nos inquietou ainda mais fazendo-nos desencadear todo um processo de estranhamento do porquê da significativa presença de afro-brasileiros praticando este esporte. Assim, surgiu-nos um primeiro questionamento: quais são às razões que levam este segmento da população brasileira a persistirem e perseverarem no futebol, mesmo, contraditoriamente, vivenciando todo um contexto de discriminação, preconceito e racismo? A partir destas incursões preliminares nos sentimos instigados a analisar como este esporte, através do Projeto Atleta Cidadão do Futuro (PACF), contribui para o empoderamento de afro-brasileiros pobres e excluídos de Campina Grande-PB, conduzindo-os à inclusão social. Como base teórico-conceitual selecionamos as noções de empoderamento e inclusão social articuladas à História Vista de Baixo, por entendermos que os sujeitos investigados, mergulhados num brutal processo de exclusão e pobreza, são, eles mesmos, os únicos capazes de contar a história da qual fazem parte. Deste modo, relacionamos este referencial com a realidade dos entrevistados, destacando suas formas de pensar e de agir diante das atividades que realizam como meio de superação das adversidades sociais e econômicas. De abordagem qualitativa, a pesquisa compreendeu as suas dimensões bibliográfica, documental e de campo. Os instrumentos utilizados para a obtenção das informações foram o questionário sociodemográfico e a entrevista semiestruturada aplicados diretamente no campo da pesquisa tanto aos atletas em processo de empoderamento (os que estão se formando pelo PACF) quanto àqueles empoderados (os que se formaram pelo PACF). Para tanto, tomamos por base documentos, arquivos e as falas de professores, colaboradores e, principalmente, os depoimentos dos atletas, sujeitos centrais de nossa pesquisa. De forma complementar fizemos observações, filmagens e fotografias dos espaços e dos sujeitos e suas ações e comportamentos, ajudando-nos nas descrições e análises subsequentes. Os resultados obtidos a partir da investigação em tela mostraram-nos que o futebol, através do PACF, ao retirar crianças e jovens das ruas, possibilitando-lhes tornarem-se atletas/cidadãos, permite-lhes, ao mesmo tempo, a produção de sonhos e esperanças por uma vida melhor, constituindo-se, portanto, não apenas um espaço de empoderamento, mas, também, de inclusão social para estes e seus familiares.

Externo ao Programa - 1024473 - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES