PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LIGIA LUIS DE FREITAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIGIA LUIS DE FREITAS
DATA: 31/03/2014
LOCAL: Auditório do CCEN (via Skype)
TÍTULO: JUVENTUDES EM CENA: PERCEPÇÕES JUVENIS SOBRE SEUS PROCESSOS IDENTITÁRIOS, A PARTIR DO PROJOVEM URBANO
PALAVRAS-CHAVES: Juventude. Projovem Urbano. Processos Identitários. Políticas Públicas de Educação
ÁREA: Educação
RESUMO: num contexto de políticas governamentais integradas para juventude. Seu Projeto Pedagógico Integrado prever uma formação que reinsira o/a jovem na escola e no mundo do trabalho, propiciando-lhe oportunidades para o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania. Nesta direção, o estudo partiu do pressuposto de que o processo formativo do Projovem Urbano contribui para que as/os jovens se (re)posicionem em seus processos identitários como alunas/os, como trabalhadoras/es, como cidadãs/ cidadãos e como sujeitos de gênero, de forma a se situar e intervir na própria realidade. Neste sentido, objetivou-se analisar as contribuições do Projovem Urbano para que as/os jovens matriculados no Programa se (re)posicionem em seus processos identitários como alunas/os, trabalhadoras/es, cidadãs/cidadãs e como mulheres e homens jovens. Os objetivos específicos buscam: 1.Situar o Projovem Urbano no contexto das políticas públicas direcionadas à juventude e reflexionar sobre os desafios do Programa no que diz respeito a sua efetiva contribuição para os (re)posicionamentos identitários juvenis; 2. Apreender as percepções das/os jovens sobre as contribuições do Programa para seus (re)posicionamentos identitários na relação com a escola, com o mundo do trabalho, no exercício da cidadania e como sujeito de gênero; 3. Problematizar em que medida o Projovem Urbano contribui para os (re)posicionamentos identitários juvenis como alunas/os, trabalhadoras/es, cidadãs/cidadãos e como mulheres e homens jovens. A fundamentação teórica tomou como suporte autores do campo da Sociologia da Educação, dos Estudos Culturais e das Políticas Públicas, entre outros. Para alcance destes objetivos realizou-se um estudo de natureza qualitativa situado no campo dos Estudos Culturais da Educação, cujo trabalho de campo se aproximou da Teoria Fundamentada nos Dados. O levantamento do material foi realizado de janeiro a setembro de 2013, em um Núcleo do Programa, na cidade de João Pessoa. A análise apontou temáticas que confirmam parcialmente o pressuposto: a) No que diz respeito à reconstrução da relação com a escola, a passagem pelo Programa revela que ela foi (re)posicionada pela maioria das/os jovens, que reencontraram sua identidade enquanto aluna/o; b) Na postura diante do mundo do trabalho, o Programa contribui para que as/os jovens passem a ter um olhar mais crítico sobre sua identidade enquanto trabalhador/a, entretanto, não colabora para seus (re)posionamentos no mundo do trabalho, ou pelo menos não aponta perspectivas para que as/os jovens cambiem da situação precária em que se encontram; c) O (re)encontro com a comunidade, no caso do grupo investigado, este foi provocado por uma situação contingencial vivida pelas/os jovens na sua comunidade, gerando o exercício da cidadania naquele momento e; d) No (re)posicionamento enquanto sujeitos de gênero a passagem pelo Programa, em especial com relação às mulheres, revela que elas passaram a reflexionar de forma mais crítica sobre as desigualdades da sua vida privada e a se posicionarem diante de situações do seu cotidiano que manifestem tais desigualdades. Espera-se que este estudo possa contribuir com o campo da pesquisa relacionada à juventude e da educação, bem como para a qualificação das Políticas Públicas de Juventude, de maneira que estas possam, efetivamente, responder as demandas e expectativas daquelas/es a que são endereçadas – as/os jovens.
Externo à Instituição - ALEJANDRA MONTANÉ LÓPEZ
Interno - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO