PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANA PAULA DOS SANTOS SILVA

DISCENTE: ANA PAULA DOS SANTOS SILVA
DATA: 29/08/2014
LOCAL: PPGE
TÍTULO: AUTOGESTÃO DOCENTE DE EMOÇÕES NEGATIVAS EM SITUAÇÕES DE CONFLITOS RELACIONAIS NA SALA DE AULA
PALAVRAS-CHAVES: Autogestão docente. Emoções negativas. Conflitos relacionais. Sala de aula. Teoria walloniana.
ÁREA: Educação
RESUMO: Objetivou-se analisar a autogestão de emoções negativas de docentes em situações de conflitos relacionais na sala de aula, com base no modelo walloniano, que considera a pessoa como ser orgânico e social, composto pelos campos afetivo, motor e cognitivo. Participaram desta investigação 17 docentes pertencentes a duas escolas públicas de João Pessoa, sendo 15 professoras e dois professores do Ensino Fundamental. Na coleta de dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas nas escolas, para coletar dados referentes aos campos funcionais afetivo, motor e cognitivo, a partir de como os participantes caracterizaram o conflito relacional em suas salas de aula, bem como as emoções negativas decorrentes da vivência desses conflitos. As entrevistas foram transcritas literalmente, derivando-se os eixos analíticos das categorias criadas, apoiados no modelo teórico adotado. Esses dados foram ainda submetidos à análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2009) e à literatura sobre indisciplina e violência na escola, de um lado, e, de outro, sobre a Síndrome de Burnout e o mal-estar docente A análise permitiu que os resultados fossem organizados em quatro momentos: a identificação do conceito de conflito relacional, a descrição da experiência emocional e das intervenções pedagógicas e a autoavaliação sobre a afetividade e ações adotadas no contexto de sala de aula. Os resultados mostraram serem a violência e a indisciplina na escola percebidas como os conflitos relacionais que enfrentavam nesse no ambiente; a autogestão das emoções negativas mais referidas (tristeza, frustração, raiva, angústia, revolta e medo, por ordem decrescente) implicava em contenção emocional em sala de aula e na sua expressão (por vezes em contexto ou forma inadequados) fora daquele ambiente de trabalho; ao lado dessas estratégias, atividades compensatórias (de lazer e cuidado de si, sobretudo). A autogestão de emoções negativas através dessas estratégias, em sala de aula, causava aos sujeitos sofrimento psicológico (cujos sintomas associam-se às primeiras fases da Síndrome de Burnout), físico (dores, alterações metabólicas, descontrole motor) e emocional (sobretudo oscilações de humor). No campo cognitivo observou-se que, mesmo diante desse quadro, as educadoras sentiram dificuldades em pensar sobre suas emoções negativas, bem como sobre suas ações considerando essas emoções nesse contexto. A análise das entrevistas no que se referiu a esse campo demonstrou uma quantidade significativa de disjunções de pessoa e de conteúdo. Contudo, identificou-se também, embora minoritariamente, a integração dos campos funcionais por uma docente, que se referiu à utilização de emoções negativas como elemento de automotivação para o trabalho. Consequentemente, nas considerações finais, afirma-se ser preciso, em contextos de conflitos relacionais, a integração intencional dos campos funcionais para a autogestão docente das emoções negativas, que devem ser consideradas não como obstáculos à intervenção pedagógica nas interações com o alunado, mas como elemento motivador para o trabalho docente, desde que adequadamente autogeridas, isto é, tomadas como referência para a autoconsciência emocional e a análise dos processos interativos que se passam na sala de aula. Logo, enfatizou-se a necessidade, na formação docente, de desenvolver habilidades para que tais condições de aproveitamento das emoções negativas ocorram.
Externo ao Programa - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Presidente - 252653 - FERNANDO CEZAR BEZERRA DE ANDRADE