PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LUZIA MARINALVA DA SILVA

DISCENTE: LUZIA MARINALVA DA SILVA
DATA: 28/08/2014
LOCAL: PPGE
TÍTULO: Um estudo dos mapas conceituais como instrumento de autoavaliação
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências - Aprendizagem Significativa – Avaliação da Aprendizagem Escolar, Mapas Conceituais
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa teve como temática a prática avaliativa na disciplina de Ciências, no Ensino Fundamental, tendo como principal objetivo analisar a concepção de estudantes desse nível de escolaridade acerca da implementação de modelos alternativos de avaliação em Ciências, na perspectiva de auto avaliação, pautada nos princípios da Teoria da Aprendizagem Verbal Significativa Ausubeliana. A auto avaliação, nessa perspectiva, é viabilizada por meio da elaboração de Mapas Conceituais pelo estudante, enquanto instrumento facilitador da aprendizagem. A investigação incidiu sobre a concepção dos estudantes quanto à sua participação no processo avaliativo sobre o conteúdo de Ciências Naturais – Energia Mecânica, de forma ativa. Do ponto de vista teórico o estudo apoia-se em autores como David Ausubel (1980 - 2003); Novak (1996); Beijamim Bloom (1956); Freire (1987; 2011); Tavares (2007); Moreira (2010; 2011); dentre outros. A metodologia utilizada insere-se numa abordagem qualitativa, do tipo exploratório, com estratégias de campo, tanto em relação ao local de coleta de dados quanto às fontes de informação, sendo de temporalidade transversal. Para coleta de dados, foram utilizados os Mapas Conceituais construídos pelos alunos e a realização de entrevistas, com o intuito de levantar a concepção dos estudantes acerca do processo avaliativo. Os resultados apontaram que os Mapas Conceituais, enquanto ferramentas avaliativas, propiciam um envolvimento ativo do estudante no processo, estimulando sua aprendizagem, de modo significativo, oferecendo possibilidades de avanço, na medida em que possibilitam a superação de um modelo de avaliação baseado na memorização de informações.
Externo ao Programa - 2506120 - CIBELLE DE FATIMA CASTRO DE ASSIS
Interno - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO