PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: SEVERINA ANDREA DANTAS DE FARIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SEVERINA ANDREA DANTAS DE FARIAS
DATA: 16/12/2014
LOCAL: PPGE
TÍTULO: Assimilação da aprendizagem: uma proposta metodológica de ensino baseada na Teoria de Formação das Ações Mentais por Estágios de P. Ya. Galperin aplicada ao curso de Licenciatura em Matemática a Distância
PALAVRAS-CHAVES: Educação a distância, Teoria de Formação das Ações Mentais por Estágios, Ensino de geometria.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho apresentou uma análise das contribuições da Teoria de Formação das Ações Mentais por Estágios de P. Ya. Galperin na assimilação da aprendizagem da matemática orientada para o ensino do conceito de triângulo no curso de Licenciatura em Matemática a distância da UFPB Virtual. Deste modo, tomamos como base de estudo os principais teóricos desta área como Aretio (2004; 2006), Van de Walle (2009), Veloso (2000), Vigotsky (2007), Galperin (2009), Talizina (2000), dentre outros, juntamente com documentos oficiais como os Referenciais da Paraíba (PARAIBA, 2010) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997, 1998, 2000, 2006). Buscando entender as principais contribuições da Teoria de Formação das Ações Mentais por Estágios na assimilação da ação e do conceito aplicada ao ensino de matemática, nos aproximamos de 67 estudantes do 5º período do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal da Paraíba, em 18 municípios que participam do Curso ministrado por esta instituição de ensino. A metodologia aplicada para validar a abordagem teórica foi o estudo descritivo e exploratório, segundo os objetivos de estudo. Quanto à aquisição e análise de dados elegemos este estudo como uma pesquisa ação, cujos instrumentos principais foram um questionário semiestruturado e um diário de campo. Assim elaboramos 73 questões distribuídas em 14 tarefas, durante sete meses de planejamento, elaboração, execução e avaliação destes na tentativa de refletir sobre a problemática de estudo: quais as principais contribuições que os estudos soviéticos, especificamente, a Teoria de Formação das Ações Mentais por Estágios podem oferecer como proposta metodológica para o ensino do conteúdo de triângulo no curso de Licenciatura em Matemática a distância da UFPB Virtual? Após a realização da análise dos dados, de acordo com o aporte teórico adotado, confirmamos a nossa tese de que através da assimilação orientada, tendo como base a proposta da Teoria de Formação das Ações Mentais por Estágios de P. Ya. Galperin, aliada a um sistema orientado planejado, podemos potencializar a aprendizagem da matemática pelos estudantes, especificamente, o conceito de triângulo.
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO