PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: KAMILA KARINE DOS SANTOS WANDERLEY

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAMILA KARINE DOS SANTOS WANDERLEY
DATA: 21/09/2023
LOCAL: Google Meet - https://meet.google.com/pui-qpky-xcx
TÍTULO: EDUCAÇÃO E AGROECOLOGIA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORAS E EDUCADORES DA REFORMA AGRÁRIA
PALAVRAS-CHAVES: Agroecologia e Educação; Educação Popular; MST; Processos formativos.
RESUMO: O objetivo deste estudo é analisar a relação entre Educação e Agroecologia no contexto dos processos formativos de educadoras e educadores da Reforma Agrária, a partir das possibilidades construídas por esses sujeitos pertencentes ao projeto: “Educação e Agroecologia nas Escolas do Campo de Territórios da Reforma Agrária”. Assim, o problema de pesquisa propõe responder à seguinte questão: Qual é o panorama atual do debate e quais são as medidas práticas em andamento sobre a integração da Agroecologia e Educação nos processos formativos de educadoras/es da Reforma Agrária? Nessa direção, para realizar a pesquisa de campo, delimitaremos dois territórios Escolares e Sociais da Reforma Agrária: Escola de Ensino Médio do Campo Filho da Luta Patativa do Assaré, Assentamento Santana da Cal, Canindé (CE) e a Escola Municipal Emiliano Zapata, Assentamento Cangussu, Barra do Choça (BA). Nesse sentido, busca-se investigar os antecedentes das experiências vinculadas à agroecologia e suas definições pedagógicas nas escolas; perceber junto aos educadoras/es os processos, considerando-se 3 (três) temporalidades no contexto de vivências deles, antes, durante e posteriormente aos processos formativos; analisar as ações das escolas e possíveis relações com a implementação dos arranjos produtivos agroecológicos. Este trabalho será resultado de pesquisa de campo, com abordagem qualitativa que adota como perspectiva da Pesquisa Participante (BRANDÃO, 2005; 2011; BRANDÃO e BORGES, 2016). Nesse sentido, adotaremos uma metodologia de pesquisa e instrumentos que tem como suporte teórico a observação participante, o diário de campo e entrevistas semiestruturadas, que vão permitir a sistematização dos achados, no contexto das experiências. Após transcrições e sistematizações das informações, realizar-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os participantes da pesquisa são coordenadores/educadores, 4 (quatro) diretamente envolvidos na coordenação e sistematização das ações do projeto nas 2 (duas) escolas, locus de pesquisa, e 6 (seis) envolvidos na Coordenação Político Pedagógico (CPP) do projeto. Com isso, apresenta-se a proposta doutoral, como fruto de esforço acadêmico, mediado pela experiência militante.
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA