PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANNA LUZIA DE OLIVEIRA

DISCENTE: ANNA LUZIA DE OLIVEIRA
DATA: 31/03/2017
LOCAL: PPGE
TÍTULO: DISCURSOS DOCENTES SOBRE CRIANÇAS CUJOS PAIS/MÃES VIVEM EM CONDIÇÃO DE CONJUGALIDADE HOMOAFETIVA.
PALAVRAS-CHAVES: Família homoafetiva; docentes; crianças; homofobia.
ÁREA: Educação
RESUMO: A configuracao familiar vem se modificando ao longo da historia, em decorrencia de transformacoes ocorridas na sociedade. Nessa conjuntura de transformacoes, surge uma multiplicidade de arranjos familiares, dentre eles a homoparentalidade, comumente circundada de polemica por escapar a heteronormatividade vigente na sociedade. Assim, criancas inseridas em familias homoafetivas constituem uma realidade cada vez mais presente na sociedade e, consequentemente, nas escolas brasileiras, o que demanda uma reflexao a seu respeito, para que a escola contribua para o enfrentamento de possiveis estereotipos e preconceitos, de modo a ser um espaco de promocao e valorizacao da pluralidade e diversidade, aberto a convivencia de diferentes grupos e culturas. Nesse sentido, subsidiada pelo referencial teorico do sociologo Norbert Elias, em suas aproximacoes com os Estudos Culturais, a presente dissertacao, objetiva analisar os discursos de professores/as, de escolas municipais da cidade de Campina Grande-PB, sobre as criancas cujos pais/maes vivem em condicao de conjugalidade homoafetiva; bem como identificar as caracteristicas desses discursos; compreender como os professores lidam, reportam-se e se comunicam com essas criancas; e discutir sobre os possiveis efeitos desses discursos na pratica docente. Trata-se de um estudo qualitativo (MINAYO, 2009), que utilizou como instrumento a entrevista semiestruturada. Foram entrevistadas 12 professoras, todas do sexo feminino, cujas idades variam de 29 a 54 anos. Os dados foram analisados com base no metodo de analise de discurso proposto por Gill (2014). Percebeu-se, a partir dos dados obtidos, discursos em duas direcoes opostas: alguns com teor discriminatorio e preconceituoso em relacao as criancas, as maes e ao arranjo familiar homoparental; e outros discursos, em menor quantidade, em direcao a valorizacao da legitimidade da diversidade sexual e familiar, ou mesmo, no minimo, em reconhecimento da familia homoparental como uma realidade que nao traria questoes para as criancas, diferentes das enfrentadas por outras advindas de familias heteroparentais. Quanto aos discursos discriminatorios e preconceituosos, identificou-se que as entrevistadas atribuem as familias ou as maes qualquer dificuldade no processo de escolarizacao das criancas, alem do frequente uso de argumentos religiosos para justificar o carater “anormal” dessas familias. Desse modo, o estudo apontou a existencia de uma figuracao estabelecido-outsiders na escola, respectivamente, entre familias heteroparentais versus familias homoparentais, professores versus alunos/as filhos/as de homossexuais, denunciando as tensoes e conflitos existentes, os quais negam/afirmam a legitimidade de arranjos familiares constituidos fora da norma heterocentrica, apontando, tambem, o gradiente de poder existente nessa figuracao. Destarte, foi perceptivel que os discursos demonstraram que essas criancas ainda estao sendo frequentemente observadas e avaliadas em comparacao as demais criancas, representando uma continua vigilancia sobre os efeitos da homoparentalidade sobre essas criancas, sendo possivel a compreensao de que nao estao sendo acolhidas com naturalidade no contexto escolar, chegando a serem, em alguns momentos, vitimas de praticas homofobicas.
Interno - 252653 - FERNANDO CEZAR BEZERRA DE ANDRADE
Externo à Instituição - MAGDA CARMELITA SARAT OLIVEIRA