PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: MARIA HELENA CAVALCANTI VIRGULINO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA HELENA CAVALCANTI VIRGULINO
DATA: 04/11/2016
LOCAL: PPGE
TÍTULO: O ITINERÁRIO DE DUAS USPIANAS NA UFPB – Joana Neves e Rosa Maria Godoy Silveira: trajetórias que se cruzam a partir da História ensinada
PALAVRAS-CHAVES: Trajetória Profissional, Ensino de História, Ensino e Pesquisa.
ÁREA: Educação
RESUMO: Nosso trabalho tem como objeto de estudo a recomposicao das trajetorias profissionais de duas historiadoras do Departamento de Historia da UFPB: Joana Neves (1978-1985) e Rosa Maria Godoy Silveira (1976- 2003) no que diz respeito ao ensino de Historia. Inicialmente, centramos nossa investigacao no periodo em que lecionaram na UFPB, contudo a intensa producao e atuacao nesse campo nos levou ao extrapolamento do recorte temporal previamente estabelecido, ja que continuam atuantes e envolvidas com essas discussoes. Suas trajetorias, influenciaram o trabalho de outros docentes do Departamento de Historia da UFPB, como de muitos outros profissionais, egressos desse curso, que hoje atuam nas mais diversas instituicoes de Ensino Superior e de Ensino Basico. Ensino aliado a pesquisa, resultando em uma concepcao do primeiro como producao de conhecimento; formacao do profissional de Historia enquanto professor e pesquisador; ensino tematico; condicoes de trabalho, entre outras preocupacoes, embasaram e embasam a concepcao de ensino defendida e praticada por essas duas docentes. Na recomposicao de suas trajetorias, utilizamos os seus depoimentos para identificar momentos em suas vidas que influenciaram na escolha do curso de Historia, e em, seguida, partimos para a analise de suas producoes intelectuais, cruzando, na trajetoria de cada uma a defesa da Historia ensinada.
Externo ao Programa - 297.432.578-53 - CIRCE MARIA FERNANDES BITTENCOURT - PUC - SP
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1460077 - SUELIDIA MARIA CALACA