PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: VAGNA BRITO DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VAGNA BRITO DE LIMA
DATA: 13/10/2017
HORA: 09:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UM ESTUDO ENTRE BRASIL E PORTUGAL ACERCA DE UMA POLÍTICA EDUCATIVA DO ESTADO DO CEARÁ-BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Ciclo contínuo de Políticas; Diretor de Turma; Organização Educativa.
PÁGINAS: 245
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente trabalho apresenta o relatorio de tese da investigacao realizada no ambito do Doutoramento em Educacao no Programa de Pos-Graduacao em Educacao (PPGE) da Universidade Federal da Paraiba (UFPB) - Brasil, com o objetivo de analisar como os sujeitos da organizacao educativa (gestores, professores, alunos e pais), se apropriaram das representacoes do cargo do professor diretor de turma no contexto da escola publica estadual regular cearense no periodo de 2011 a 2014. Uma vez que o cargo de diretor de turma instituido no Ceara-Brasil se inspira no cargo homonimo criado no sistema educacional portugues na decada de 60 do seculo XX, a investigacao realizou dois estudos de caso, um no contexto cearense e outro no norte de Portugal. A politica educativa intitulada Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), esta em atuacao no ambito brasileiro precisamente nas escolas publicas estaduais regulares do Ceara-Brasil desde o ano de 2008, no sistema educativo portugues, o cargo encontra-se consolidado e regulamentado com a nomenclatura, diretor de turma, desde o final de 1968. Contudo, conforme Virginio Sa (1997), o antepassado remoto do Diretor de Turma foi introduzido na escola portuguesa em finais do seculo XX, tendo entao a designacao de Diretor de Classe. Como afirma este autor, “[...] pelo decreto de 14 de agosto de 1895, determina-se que de entre os professores da classe um sera designado director, competindo ao governo a sua nomeacao sob proposta do reitor” (p, 29). Ao analisar as continuidades e rupturas do Diretor de Classe ao Diretor de Turma, Sa poe em evidencia a “triplice funcao” que une os dois cargos, ainda que com uma hierarquizacao diferente das funcoes em causa. A abordagem metodologica e de natureza qualitativa, estrategia de investigacao escolhida foi o metodo de estudo de caso unico (integrado e holistico), os instrumentos de recolha de dados utilizados foram pesquisas bibliografica e documental, questionario, observacao nao participante, entrevistas semiestruturada. Adotou-se como modelo de analise o ciclo continuo de politicas formulado por Richard Bowe, Stephen Ball e Anne Gold (1992); Ball (1994, 2011), articulando-o com a perspectiva da escola como organizacao educativa de Licinio C. Lima (1998, 2001). Assim, o referencial teorico procura articular a abordagem do ciclo das politicas com as contribuicoes da sociologia das organizacoes educativas, a partir das perspectivas de Ball (1992, 1994, 2002, 2004, 2011, 2013), Lima (1986, 1998, 2001), Sa (1997) entre outras contribuicoes para a compreensao da escola como organizacao educativa complexa. Considera-se que o PPDT, em sua trajetoria passou pelo processo de (re)interpretacao e (re)contextualizacao, nos diferentes contextos da politica em atuacao (contexto da influencia, contexto da producao do texto, contexto da pratica, contexto dos resultados e efeitos e contexto das estrategias politicas). Efetivamente, o PPDT resulta da “interpretacao da interpretacao” sobre o diretor de turma existente na estrutura educativa portuguesa pelos atores dos grupos de interesse no contexto brasileiro. Conclui-se que os atores para os quais a politica PPDT e destinada, alunos, pais, professores e gestores escolares, se mostram convencidos da importancia da politica educativa para a educacao dos estudantes na escola cearense, ainda que, se observe as resistencias, sobretudo, quanto a imagem burocratica da politica educativa. Relativamente as significacoes sobre o cargo/funcao de DT, os textos e discursos apresentam significativas aproximacoes no plano das orientacoes para a acao, embora no plano da acao se observe distanciamentos sociais, politicos e economicos entre os contextos investigados.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Externo ao Programa - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Presidente - 273739 - MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA
Externo à Instituição - MÁRCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO