PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: SERGIO DE ALBUQUERQUE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SERGIO DE ALBUQUERQUE SOUZA
DATA: 17/05/2019
LOCAL:  sala de vídeoconferência - STI
TÍTULO: Simulação Numérica do Escoamento em uma Cavidade Cilíndrica Parcialmente Preenchida e em Rotação
PALAVRAS-CHAVES: Mecânica dos fluidos computacional; VOF; Centrifugação; OpenFOAM
PÁGINAS: null
RESUMO: Neste trabalho foi implementado um programa para simulação computacional do fluxo de fluidos em uma centrifuga horizontal, baseado em ambiente CFD, no caso o OpenFOAM , que é um sistema de desenvolvimento para programação cientifica orientado a objetos, paralelo, de alto nível e com alto desempenho. Esse ambiente de desenvolvimento oferece grande flexibilidade quanto à escolha dos métodos de discretização, interpolação e solução dos sistemas resultantes. O OpenFOAM é uma biblioteca da linguagem C++ que, através de suas várias ferramentas, pode ser usada para a solução de problemas envolvendo equações diferenciais parciais. Para a solução o ambiente emprega o método dos volumes finitos, usando malhas estruturadas ou não estruturadas. Neste trabalho foram usadas apenas malhas estruturadas.
Presidente - 1173328 - ROMULO ADOLFO HERINGER FERREIRA
Interno - 1856683 - DANNIEL FERREIRA DE OLIVEIRA