PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANTONIO CORREIA BRAGA FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO CORREIA BRAGA FILHO
DATA: 06/10/2021
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: Desempenho estrutural de um protótipo edificado com blocos de gesso-pó de pedra e propriedades desse compósito
PALAVRAS-CHAVES: gesso; resíduos; desempenho estrutural; compósitos. pó de pedra.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Cerâmicos
RESUMO: O gesso é um dos materiais de construção mais antigos que se tem conhecimento. Em virtude de ser um ligante menos agressivo ao ambiente que o cimento Portland, seu uso deve ser incentivado e novas aplicações estudadas. Este trabalho apresenta uma inovação tecnológica visando novo uso do gesso na construção civil: em blocos estruturais para uso em edificações. Pensando na sustentabilidade da construção, utiliza-se o pó de pedra como material de substituição parcial ao gesso, por ser um resíduo de com excelentes características e pouco utilizado nas construções convencionais. Inicialmente o trabalho aborda as características físicas e mecânicas dos materiais utilizados. Em seguida, dá-se ênfase ao estudo do compósito (gesso/pó de pedra). Foram utilizados teores de substituição do gesso de 0% a 50% com intervalos de 10% e a relação água/gesso variando de 0,5 a 0,9 em intervalos de 0,1. Foram obtidas em cada mistura os tempos de início e de fim de pega, curvas calorimétricas, densidade, absorção de água por imersão e por capilaridade, dureza Shore, resistência à compressão e à flexão. Algumas imagens da microestrutura são apresentadas, assim como foi medida a velocidade de propagação de onda ultrassônica em algumas misturas. Com base nos resultados, foi escolhido o compósito (gesso/pó de pedra), com relação água/gesso igual a 0,6 e teor de substituição do gesso por pó de pedra de 40%, para moldagem de blocos para construção de um protótipo levando em conta o sistema construtivo já desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba que praticamente elimina perdas. O protótipo foi submetido a ensaios de desempenho da ABNT NBR 15.575. Foram feitos ensaios de resistência a cargas suspensas, resistência a impacto de corpo rígido, resistência a impacto de corpo mole e fechamento brusco de porta. Os resultados indicam que o sistema construtivo pôde ser classificado com nível de desempenho superior. Dessa forma pode-se dizer que o trabalho resultou na aprovação de um novo compósito, tipo de bloco e sistema construtivo para emprego em alvenarias de edificações com minimização de perdas e de aproveitamento de resíduos.
Presidente - 6333295 - NORMANDO PERAZZO BARBOSA
Interno - 1644533 - HEBER SIVINI FERREIRA