PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ALAN DE OLIVEIRA FEITOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALAN DE OLIVEIRA FEITOSA
DATA: 07/08/2015
LOCAL: Centro de Tecnologia
TÍTULO: INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE PROCESSAMENTO NA COR E PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS DE CERÂMICAS ESTRUTURAIS
PALAVRAS-CHAVES: Cerâmicas estruturais, variáveis de processamento, cor, propriedades tecnológicas, argilas.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Cerâmicos
RESUMO: A cor obtida após a etapa de queima das cerâmicas estruturais é uma característica que pode constituir fator determinante na escolha do produto final pelo consumidor que se apresenta cada vez mais criterioso, exigindo a oferta de produtos mais uniformes, associando sempre os aspectos estéticos às propriedades tecnológicas dos produtos. A indústria de cerâmica estrutural, ICE, tem caminhado, mesmo que lentamente, para efetivação de um controle mais rigoroso no desenvolvimento dos seus produtos. No entanto, pesquisas que busquem correlacionar as variáveis de cor das peças cerâmicas às suas propriedades tecnológicas, auxiliando assim o processo produtivo na industria de cerâmica estrutural, não existem. Nesse sentido o objetivo principal desse trabalho é estudar as possíveis variáveis que influenciam na formação da cor das cerâmicas estruturais, bem como associar as variações de cor e tonalidades às propriedades tecnológicas do produto cerâmico. Foi desenvolvido um projeto experimental dividido em cinco etapas. Na primeira etapa é apresentado todo o procedimento de coleta, preparação e caracterização das matérias primas utilizadas. Na segunda etapa é feita a avaliação da variação da cor dos produtos cerâmicos em função da composição química das amostras. De posse dos resultados da etapa II foi feita a eliminação de duas amostras e então feita a análise da variação da cor em função das variáveis de processamento como temperatura de queima, tempo de patamar, taxa de queima e condições de conformação, configurando assim a etapa III. Na etapa IV foi realizada a avaliação das propriedades tecnológicas das cerâmicas desenvolvidas em função das variáveis analisadas como mais relevantes na variação da cor. Por fim na etapa V foi feita a análise microestrutural das peças cerâmicas com a finalidade de investigar possíveis fases geradas durante o processo de sinterização, responsáveis pela variação de cor e tonalidades. Resultados apontam que a composição química de cada matéria prima é a grande responsável pela formação da cor das peças cerâmicas e que o aumento da temperatura de queima contribuiu diretamente para a variação de tonalidade das peças cerâmicas, bem como mudanças mais significativas das suas propriedades tecnológicas.
Presidente - 1705877 - RICARDO PEIXOTO SUASSUNA DUTRA
Interno - 2043334 - DANIEL ARAUJO DE MACEDO