PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: VINÍCIUS DIAS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VINÍCIUS DIAS SILVA
DATA: 29/06/2022
LOCAL: Remoto via Google Meet
TÍTULO: Membranas de nanofibras de carbono produzidas por Solution Blow Spinning como suporte eletrocatalítico para à produção de hidrogênio verde
PALAVRAS-CHAVES: nanofibras, SBS, carbono, eletrocatálise, energia sustentável.
RESUMO: O hidrogênio (H2) como combustível tem sido considerado como a mais promissora fonte de energia renovável para suprir a crescente demanda global. Entre os métodos de produção do H2, a eletrólise da água (water splitting, em inglês) é capaz de produzir H2 de alta pureza de forma sustentável. Isso ocorre através de duas semirreações, ou seja, a reação de evolução do hidrogênio (HER) e a reação de evolução do oxigênio (OER). No entanto, a OER é uma reação lenta devido às várias etapas envolvidas no processo. O que torna necessário o uso de catalisadores baseados em metais nobres, que são as principais razões pelo elevado custo da produção via eletrólise. Por esse fato, há um grande apelo para o desenvolvimento de nanocatalisadores à base de carbono e metais abundantes na terra (Ni, Co, Fe, Cu, Mn). Dentre os mais variados tipos de nanoestruturas, as nanofibras (estruturas unidimensionais, 1D) se apresentam como eficientes suportes para catálise devido a sua elevada área superficial, propriedades de transportes e estabilidade mecânica. Nesta proposta de trabalho, nós conceituamos o desenvolvimento de membranas porosas esponjosas das nanofibras de carbono com nanopartículas de metais de transição embutidas das para aplicações em catálise heterogênea. Aqui, as nanopartículas metálicas servirão como locais ativos, enquanto a matriz fibrilar condutora de carbono favorece os processos faradaicos durante as reações catalíticas. A técnicas a serem utilizadas serão a fiação por sopro da solução (SBS, sigla em inglês), e a fiação por sopro da solução supersônica e eletricamente assistida (SBS-EA, sigla em inglês), que combina a tradição eletrofiação (electrospinning) com o SBS. Poliacrilonitrila (PAN) e o polivinil álcool (PVA) serão usados como polímeros precursores das fibras de carbono. O SBS-EA tem sido a técnica de fiação que até o momento foi capaz de produzir nanofibras com diâmetro médio abaixo dos 50 nm. Nitratos de metais de transição dispersos na solução precursora de PAN serão utilizados para formar as nanopartículas após o processo de carbonização. Espera-se que o SBS- EA permita a produção de membranas com nanofibras de alta área superficial (diâmetro abaixo de 100 nm), que podem ser aplicadas em sistemas de geração de energia limpa com emprego de catálise heterogênea.
Presidente - 1717727 - ELITON SOUTO DE MEDEIROS
Interno - 2043334 - DANIEL ARAUJO DE MACEDO