PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JOSÉLIA DA SILVA LEITE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉLIA DA SILVA LEITE
DATA: 29/11/2022
LOCAL: Auditório do DECA
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE RESINA COMPOSTA ODONTOLÓGICA À BASE DE HIDROXIAPATITA E PENTOXIDO DE NIÓBIO
PALAVRAS-CHAVES: Resina Composta. Pentóxido de Nióbio. Hidroxiapatita. Materiais Odontológicos.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Polímeros, Aplicações
RESUMO: Os compósitos restauradores evoluíram significativamente desde a década de 60, com a maior parte do desenvolvimento concentrando-se na tecnologia de preenchimento. Isso levou a propriedades mecânicas aprimoradas, principalmente resistência ao desgaste, e expandiu o uso de compósitos para restaurações de dentes posteriores maiores. A falta de correlação clínica entre o uso desses materiais e melhores resultados de mudou o foco mais recentemente para melhorias a resistência dos materiais à degradação no ambiente oral, causada por solventes aquosos e enzimas salivares e formação de biofilme. Nesse sentido, o pentóxido de nióbio (Nb2O5) devido as suas propriedades, como alta condutividade e resistência a corrosão, pode trazer melhorias aos materiais compósitos restauradores, quando adicionado. Por outro lado, a Hidroxiapatita (HAp), mineral presente nos dentes e nos ossos, é um biomaterial com um substrato artificial que provoca adesão, ou outra resposta biológica favorável, ao hospedeiro. Neste trabalho, as resinas dentárias foram desenvolvidas com o objetivo de preencher espaços vazios nas superfícies dentárias (restaurações), de forma estável e com capacidade de resistir um longo período na cavidade oral. A retenção de restaurações pode ser obtida pela combinação dos mecanismos químicos, mecânicos e micromecânicos, que está diretamente relacionado ao tipo do cimento e substrato. Resinas compostas apresentam em sua constituição a matriz orgânica que é a parte responsável pela resistência, rigidez e estabilidade. A carga inorgânica em que confere rigidez na parte mais superficial e melhor resistência à compressão e tração, elevando a sua durabilidade. Esta pesquisa fez uso do Nb2O5 em pó, em proporções de 0,02g e 0,01g e a Hidroxiapatita em proporções de 0,02 g e 0,04 g. Os minerais foram adicionados à resina composta fotopolimerizável, nanohíbrida comercial, e foram realizadas análise de pH, solubilidade, perfilometria, colorimetria e microdureza. Os materiais de partida também foram caracterizados por difração de raios X; microscopia eletrônica de varredura; espectroscopia por energia dispersiva; espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourie e impedância eletroquímica. As amostras em discos e os pós de HAp e Nb2O5 foram submetidos ao teste de toxicidade aguda com Artemia salina. Os resultados mostraram que uma composição otimizada com resina composta formada por 0,5 g de resina nanohíbrida com 0,02 g Nb2O5 e 0,04 g HAp não interfere nas propriedades mecânicas e na aparência das amostras, mas aumenta a resistência a corrosão, sendo um composto não tóxico favorável para o emprego na área odontológica.
Presidente - 041.580.004-83 - THIAGO ARAUJO SIMOES - UFRPE
Interno - 2043334 - DANIEL ARAUJO DE MACEDO