PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: HEIDE CIRNE DE MEDEIROS

DISCENTE: HEIDE CIRNE DE MEDEIROS
DATA: 28/04/2023
LOCAL: Laboratório de Modelagem - CTJ 218
TÍTULO: AVALIAÇÃO DAS TEMPERATURAS DE MOLDE E VAZAMENTO NA MICROESTRUTURA E MICRODUREZA DA LIGA Al-4,5Cu-0,5(94Al5Ti1B)
PALAVRAS-CHAVES: Liga Al-4,5%Cu, refinador (Al5Ti1B), solidificação unidirecional horizontal, segregação inversa, superaquecimento, temperatura de molde.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Metalurgia de Transformação
ESPECIALIDADE: Fundição
RESUMO: As ligas AlCu são umas das mais utilizadas na industria aeroespacial e automotiva por sua capacidade de aumento de resistência mecânica após tratamento térmico apropriado. Sua elevada relação resistência/peso faz dessas ligas um campo produtivo para pesquisadores ao redor do planeta, sendo a fundição uma das técnicas mais empregadas no processamento dessas ligas. Muitas vezes, essa técnica proporciona a rota mais rápida entre a matéria-prima e o produto acabado. Contudo, as condições as quais o material líquido é submetido e a maneira como o material líquido solidificará afetarão drasticamente as propriedades mecânicas finais do fundido, sendo de fundamental importância a correta seleção dos parâmetros de processo para cada caso. Em situações onde o fluxo de calor durante a solidificação é direcionado preferencialmente em uma única direção, tem-se a conhecida solidificação unidirecional, resultando em microestruturas variadas, com e segregação ao longo da direção de solidificação. Tais condições resultarão em elevada anisotropia do componente e necessitam de investigação durante o projeto dos moldes. Assim, esse trabalho visou avaliar a influência das temperaturas de molde e de vazamento no comportamento microestrutural e na microdureza da liga Al-4,5%Cu-0,5%(94Al-5Ti-1B), em peso, obtida por solidificação unidirecional horizontal. O molde utilizado neste trabalho mostrou-se altamente eficiente e viável de ser aplicado, de modo que os resultados obtidos ao longo da direção de solidificação mostraram, para todas as condições estudadas, uma queda significativa na microdureza Vickers devido o aumento de nos espaçamentos interdendríticos e também pela segregação inversa que produziu queda nos teores de Cu ao londo da direção de solidificação. A densidade relativa da liga sofreu uma pequena diminuição para as temperaturas de molde e vazamento mais elevadas, resultado da maior quantidade de defeitos de contração e dissolução de gases observados nessas condições.
Presidente - 2853494 - IEVERTON CAIANDRE ANDRADE BRITO
Interno - 1856683 - DANNIEL FERREIRA DE OLIVEIRA