PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ARIELMA MARQUES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARIELMA MARQUES DOS SANTOS
DATA: 17/08/2023
LOCAL: Sala de Multimídia do PPCEM
TÍTULO: BIOATIVOS NATURAIS COMO FATOR DE PROTEÇÃO ULTRAVIOLETA PARA TECIDOS DE ALGODÃO: UMA ALTERNATIVA PROMISSORA E SUSTENTÁVEL DE PROTEÇÃO NATURAL
PALAVRAS-CHAVES: Fator de proteção ultravioleta; Bixa orellana; Cúrcuma longa L; mesocarpo do coco verde; tecido de algodão.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Materiais Conjugados Não-Metálicos
RESUMO: A radiação solar, apesar de ser indispensável para a manutenção da vida, está associada a uma multiplicidade de impactos na saúde humana como o envelhecimento cutâneo precoce e a maioria dos cânceres de pele, que afetam anualmente milhões de pessoas em todo o mundo. Para prevenir a manifestação dessas enfermidades, é amplamente recomendado o uso de diversos métodos disponíveis no mercado, sendo as vestimentas, uma escolha atrativa e vantajosa. Nesse trabalho, foram usados bioativos naturais como fator de proteção ultravioleta em tecidos de algodão, de modo a agregar mais valor e potencialidades ao cultivo das plantas da região nordeste (Coco verde, Bixa orellana e Cúrcuma longa L.) para fins fotoprotetores na confecção de roupas cotidianas à base de algodão. O Extrato do mesocarpo do coco verde (10, 5,0 e 2,5% m/v), das sementes da Bixa orellana (37,5, 25,0 e 12,5% m/v) e dos pós da Cúrcuma longa L. (10,0, 5,0 e 2,5% m/v) foram aplicados aos tecidos de algodão cru (Tc). A impregnação dos corantes se deu pela imersão das amostras de tecidos nas suspensões dos extratos-bioativos. Os resultados de espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) das fibras do mesocarpo do coco verde e dos pós da Bixa orellana e Cúrcuma longa L. evidenciaram a presença de taninos, bixina e norbixina, e da curcumina, respectivamente; corantes associados a propriedades anti-UV. A espectrometria molecular de absorção no UV/Vis, foi essencial para a caracterização do desempenho dos tecidos quando impregnados com os corantes oriundos dos extratos-bioativos, foi capaz de melhorar as propriedades de fotoproteção do tecido de algodão, o que ficou evidenciado pelo aumento da absortância e reflectância (%) e diminuição da transmitância (%) na região do ultravioleta, assim como o aumento nos valores de FPU. Os extratos usados nas amostras Tc+EXBO37,5%, Tc+EXCLind37,5%, Tc+EXCLind23,0%, Tc+EXCLind10%, e Tc+EXCLriz10% foram capazes de atribuir aos tecidos de algodão uma proteção adequada contra a radiação ultravioleta, sendo que o bioativo extraído da Cúrcuma longa L. foi o que apresentou melhor desempenho em fotoproteção. Embora as demais concentrações de bioativos não tenham atribuído ao tecido uma fotoproteção adequada, todas foram capazes de elevar o FPU, evidenciando o seu potencial de investigação para essa aplicação. Por fim, vale destacar que esse trabalho tem feito uso de uma metodologia simples, prática e de baixo custo, que além de contribuir para a proteção contra os danos causados pela radiação ultravioleta na confecção de roupas cotidianas, pode agregar valor socioeconômico e desenvolvimento socioambiental para a região nordeste, produtora das espécies Cocos nucifera, Bixa orellana e Cúrcuma longa L., e tecidos de algodão.
Presidente - 1855735 - ITAMARA FARIAS LEITE
Interno - 1160815 - MARCAL ROSAS F LIMA FILHO