PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: RAQUEL DA SILVA CARDOSO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL DA SILVA CARDOSO
DATA: 26/02/2024
LOCAL: On-line na plataforma do Google Meet - link por e-mail: secretariappcem@ct.ufpb.br
TÍTULO: Desenvolvimento e caracterização de revestimentos compósitos a base de híbrido poliuretano-acrílico/TiO2 com propriedades autolimpantes utilizando a técnica SBSp
PALAVRAS-CHAVES: fotocatálise; dióxido de titânio; superfícies autolimpantes; solution blow spraying; revestimento.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Polímeros, Aplicações
RESUMO: Revestimentos compósitos fotocatalíticos foram produzidos pela técnica SBSp. O trabalho foi dividido em três etapas: escolha do fotocatalisador, escolha do polímero e produção dos revestimentos compósitos. Na primeira, partículas de TiO2 dopadas, ou não, com N foram produzidas e mostraram atividade sob luz solar. O fotocatalisador comercial, TiO2-P25, foi comparado a melhor amostra produzida, com 0,5% de N, e exibiu maior desempenho fotocatalítico, tendo sido escolhido para produzir os revestimentos autolimpantes. Na segunda etapa, três polímeros foram comparados: poliuretano e dois híbridos diferentes de poliuretano e acrílico. Dentre esses, o único que formou filme uniforme, transparente, com resistência a radiação UV e permaneceu aderido em lâminas de vidro durante imersão em água, fundamental para o experimento fotocatalítico, foi um dos híbridos de poliuretano com acrílico, nomeado de PUA 2. Assim, na última etapa, revestimentos compósitos de TiO2-P25/PUA 2 foram produzidos pela técnica SBSp e foram investigadas duas rotas de produção, uma rota com aspersão prévia do revestimento PUA 2, seguida da aspersão da suspensão de TiO2 (rota A) e outra, pela mistura e deposição do TiO2-P25 com o PUA 2 (rota B). Na rota A, duas variáveis de processo foram estudadas: a quantidade de TiO2-P25 depositada (2,5; 5 e 10mL da suspensão de TiO2) e a deposição das partículas (44min; 19min, 10min e 8min) em diferentes tempos de secagem do polímero. As partículas de TiO2-P25 devem estar suficientemente expostas e aderidas ao polímero e, por isso, o momento de deposição do TiO2-P25 sobre o revestimento polimérico parcialmente seco é fundamental para a eficiência do desempenho fotocatalítico do revestimento. Os resultados de MEV, ângulo de contato, teor de titânio por gravimetria e rugosidade mostraram que a quantidade de fotocatalisador aderido na lâmina e o grau de exposição das partículas de titânio na superfície externa do PUA 2 foi o que determinou a atividade fotocatalítica. O melhor revestimento produzido foi para 10 mL de suspensão de TiO2-P25 depositada em 19 min de secagem do polímero. A amostra produzida pela rota B teve maior teor de TiO2-P25 incorporado, porém o fotocatalisador encontrava-se ocluso. Sua atividade fotocatalítica foi inferior a melhor condição produzida pela rota A, de menor teor de titânio e de partículas visíveis na superfície, mostrando que o grau de exposição do fotocatalisador teve maior influência que a quantidade depositada.
Presidente - 1753238 - AMELIA SEVERINO FERREIRA E SANTOS
Interno - 1347782 - IEDA MARIA GARCIA DOS SANTOS