PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: RIVAILDO MIRANDA DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RIVAILDO MIRANDA DE ANDRADE
DATA: 29/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do PPCEM - Bloco Multimídia do CT/UFPB
TÍTULO: USO DO RESÍDUO DE CAULIM NA OBTENÇÃO DE COMPÓSITOS MULITA/FASE VÍTREA: OTIMIZAÇÃO DO PROCESSAMENTO E EFEITOS DA ADIÇÃO DE TiO2
PALAVRAS-CHAVES: Mulita; fase vítrea; microestrutura; propriedades elétricas/dielétricas; espectroscopia de impedância, TiO2, split-plot design.
PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Cerâmicos
RESUMO: O processamento de compósitos à base de mulita é de suma importância para ciência e engenharia de materiais, em virtude de suas propriedades distintivas e do amplo espectro de aplicações a que se destinam. No entanto, persistem desafios significativos no desenvolvimento de metodologias de processamento otimizadas, na utilização de matérias-primas sustentáveis e na seleção apropriada de aditivos visando a otimização de suas propriedades. Nos últimos anos, houve um crescimento significativo de estudos focados na obtenção de mulita, abrangendo uma variedade de matérias-primas e rotas de processamento. Um dos materiais mais utilizados atualmente na obtenção de cerâmicas à base de mulita é o resíduo do beneficiamento do caulim. Matérias-primas naturais são combinadas com óxidos metálicos para melhorar as propriedades das cerâmicas mulíticas. Além das matérias-primas e aditivos, fatores de processamento como temperatura, tempo de sinterização e pressão de compactação influenciam as propriedades finais. A experimentação, incluindo o planejamento de experimentos (DoE), desempenha um papel fundamental na otimização desses processos, visando melhorar a eficiência, reduzir custos e tempo. Nesse trabalho, compósitos mulita/fase vítrea foram obtidos por sinterização de misturas de argila caulinítica e resíduo de caulim com adições de até 1% de TiO2 em massa. Propriedades elétricas, dielétricas e microestruturais foram avaliadas por espectroscopia de impedância (IS) (30, 600 e 800 °C) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). O uso de resíduo de caulim e TiO2 influenciam as características microestruturais dos compósitos obtidos. A energia de ativação (0,89 - 0,98 eV) para condução elétrica foi menor do que os valores típicos encontrados na literatura para materiais à base de mulita. Através da aplicação do DoE com restrição de aleatorização (split-plot design) foi possível reduzir a utilização do forno em até 80% nos processos de sinterização.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2043334 - DANIEL ARAUJO DE MACEDO
Interno - 1705877 - RICARDO PEIXOTO SUASSUNA DUTRA
Interno - 1737199 - LISZANDRA FERNANDA ARAUJO CAMPOS
Externo ao Programa - 095.437.614-50 - RICARDO FRANCISCO ALVES - S/V
Externo à Instituição - FRANCISCO JOSÉ ALMEIDA LOUREIRO
Externo à Instituição - ALLAN JEDSON MENEZES DE ARAUJO
Externo à Instituição - RAFAEL ALEXANDRE RAIMUNDO
Externo à Instituição - ANDRÉ LUÍS SANTOS DE PINHO