PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: GLÊBIA ALEXA CARDOSO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLÊBIA ALEXA CARDOSO
DATA: 19/10/2018
LOCAL: Sala de Defesa da Pós- Graduação em Educação Física
TÍTULO: INFLUÊNCIA DO POLIMORFISMO PRO12ALA NO GENE PPARᵧ2 E DO ESTRESSE OXIDATIVO NA MAGNITUDE DO EMAGRECIMENTO INDUZIDO POR UM PROGRAMA TREINAMENTO AERÓBIO
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Exercício físico, treinamento aeróbio, polimorfirmo, estresse oxidativo, emagrecimento.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO Embora os efeitos positivos do treinamento aerobio continuo ja estejam bem evidentes na literatura quanto aos aspectos relacionados a saude. O emagrecimento induzido pelo treinamento fisico ainda e muito discreto quando comparado aos outros meios antiobesidade. Estudos demonstram uma importante variabilidade nas respostas ao exercicio fisico, indicando que individuos respondem (em maior ou menor proporcao) ou nao com o emagrecimento. Dentre estes aspectos, ainda nao estao elucidados os fatores que podem influenciar no emagrecimento exercicio-induzido. Assim, o objetivo do estudo foi analisar a influencia do polimorfismo Pro12Ala do gene PPARᵧ2 e do estresse oxidativo no emagrecimento induzido por um programa de treinamento aerobio. Tratou-se de um ensaio Clinico, supervisionado com 75 individuos, insuficientemente ativos, sendo 70,7% mulheres, com sobrepeso e/ou obesidade, na faixa etaria entre 20 a 45 anos, que foram randomicamente distribuidos em dois grupos: G1=Experimental (n=58) e G2=Controle (n=17). O G1 se engajou em uma intervencao com treinamento aerobio, enquanto o G2 participou de aulas de alongamento (1x/sem), ambos com duracao de 12 semanas. Antes e 48h apos a intervencao, eles fizeram coletas sanguineas, ergoespirometria, densitometria por dupla emissao de raios-X (DXA) e avaliacoes nutricionais. Na sexta semana foram repetidas as coletas sanguineas, avaliacoes nutricionais e foi adicionada uma coleta da mucosa bucal no G1 para genotipagem do polimorfismo estudado. Utilizou-se teste t de student para comparar valores iniciais entre G1 e G2 ou entre Pro/Pro ou Pro/Ala. Anova two-way de medidas repetidas, seguida pelo teste post hoc de Bonferroni, ou os seus equivalentes nao parametricos, foi utilizado para as analises das possiveis diferencas nas variaveis dependentes. Testes de correlacao de pearson e Qui-quadrado foram utilizados para verificar a influencia do estresse oxidativo e do polimorfismo Pro12Ala, respectivamente, na variacao da composicao corporal induzido pelo treinamento. O nivel de significancia adotado foi p<0,05 e utilizou-se o delta para verificar as alteracoes da composicao corporal. A massa corporal gorda (MCG) reduziu significativamente no grupo experimental (-1.3 ± 1.9 kg) quando comparado ao controle (-0.3 ± 1.3 kg) (p=0.04). A massa corporal total (-1.2 ± 4.7kg), o IMC (-0.3 ± 1.1), o percentual de gordura (1.3 ± 1.6%) e a massa corporal magra (0.6 ± 1.5 kg) tambem tiveram respostas significativas a intervencao. Nao houve correlacao entre a variacao da composicao corporal (massa gorda, massa magra, massa corporal total, IMC, percentual de gordura e perimetro do abdomen) com o polimorfismo Pro12Ala, com capacidade antioxidante total (CAOT) e malondialdeido (MDA). Houve uma importante variabilidade nas respostas no grupo experimental quanto as alteracoes nas variaveis da composicao coporal. Em conclusao o polimorfismo Pro12Ala no gene PPARγ2 e o oxidativo nao influenciam a magnitude do emagrecimento induzido pelo treinamento aerobio.
Presidente - 2338179 - ALEXANDRE SERGIO SILVA
Externo à Instituição - ANA PAULA TRUSSARDI FAYH