PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABEL PATRICIA GOMES DA SILVA SOUTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABEL PATRICIA GOMES DA SILVA SOUTO
DATA: 18/10/2021
LOCAL: https://meet.google.com/rzv-fxyi-rsv
TÍTULO: Deficiência, superação e prática esportiva: Um estudo sobre o esporte adaptado e sua relevância na autoestima de pessoas que adquiriram deficiência.
PALAVRAS-CHAVES: Deficiência adquirida; Autoestima; Esporte adaptado; Superação.
RESUMO: Pessoas com deficiência são as que apresentam algum tipo de limitação na parte física, mental, intelectual ou sensorial. A deficiência pode ser congênita (quando a pessoa nasce com uma ou mais limitações), ou adquirida (quando se obtém a deficiência, através de acidente ou doença em alguma fase da vida). Ao adquirir uma deficiência, a pessoa poderá enfrentar um período semelhante ao luto, pela perda de um membro ou função de alguma parte do corpo, e isso poderá gerar problemas de baixa autoestima e não aceitação desta nova realidade, pois ela poderá depender de outras, para realização de atividades como: Higiene pessoal, excreção, banho, alimentação, locomoção, entre outras. Devido a mudanças tão repentinas, se faz necessário receber apoio com relação a sua saúde física, emocional e social e a prática de esportes adaptados pode ser um excelente aliado na reabilitação física e inclusão social, além de ajudar a pessoa a resignificar à visão que tem sobre si mesma, reconhecendo suas limitações e capacidades. Em vista disso, esta pesquisa terá como objetivo geral analisar a influência da prática de esportes adaptados na autoestima de pessoas que adquiriram deficiência. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e o método escolhido para analisar as entrevistas será a Análise de conteúdo de Bardin. Os instrumentos utilizados serão um roteiro de entrevista semiestruturada, gravador de voz e computador para a transcrição das respostas. A pesquisa será realizada em locais que oferecem a prática de esportes adaptados na cidade de João Pessoa, como a pista de Atletismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Fundação Centro Integrada de apoio ao portador de deficiência (FUNAD), o Centro de Atividades Especiais Helena Holanda (CAEHH), e o Instituto dos Cegos da Paraíba (ICPAC), se for necessário, será solicitado que alguns entrevistados indiquem outras pessoas que se encaixam no perfil da pesquisa. Além disso, também será feita uma busca por pessoas que se encaixam nos critérios de inclusão da pesquisa, através do Instagram e Faceboock. Os critérios de inclusão serão aceitar participar da pesquisa de livre e espontânea vontade, ser praticante de um esporte adaptado há pelo menos 03 meses, ser uma pessoa com deficiência adquirida e ter no mínimo 12 anos de idade.
Interno - 594.758.464-68 - ADRIANA DE FARIAS GEHRES - UPE
Externo ao Programa - 1650944 - ELAINE CAPPELLAZZO SOUTO