PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: THAYNÃ ALVES BEZERRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYNÃ ALVES BEZERRA
DATA: 16/02/2022
LOCAL: Por meio do Google Meet pelo link meet.google.com/inw-isqg-huy
TÍTULO: Comportamentos de movimento e função executiva em pré-escolares
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chaves: comportamentos de movimento; função executiva; pré-escolares
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO Ao longo do dia, o ser humano encontra-se em um continuum de comportamentos de movimento, que são eles sono, comportamento sedentário (CS) e atividade física (AF) em todas as suas intensidades. Analisar tais comportamentos já na primeira infância, pode fornecer subsídios para maximizar o sucesso de estratégias de intervenções que visem ganhos à saúde dessa população. Recentemente pesquisas tem analisado a relação desses comportamentos com diversos desfechos de saúde, dentre eles a função executiva (FE). A FE é um dos componentes da função cognitiva e está relacionada às respostas, sobretudo motoras, que o indivíduo fornece a um novo estímulo. Quando analisados individualmente ou simultaneamente, o papel desses comportamentos sobre a FE parece ser evidente em crianças, adolescentes, adultos e idosos. No entanto, em pré-escolares os resultados são ainda escassos e inconclusivos. Assim, o objetivo dessa tese foi analisar as associações entre os comportamentos de movimento e a FE em pré-escolares de baixo nível socioeconômico. Para isto, foram avaliadas 142 pré-escolares, entre três e cinco anos, matriculados nos Centros de Referência de Educação Infantil da cidade de João Pessoa. Os dados coletados foram: a) AF por meio de acelerômetro; b) CS por meio de acelerômetro; c) tempo de tela por meio de entrevista com os pais ou responsáveis; d) sono por entrevista face a face com pais ou responsáveis; e) FE pela bateria Early Years Toolbox; f) aptidão cardiorrespiratória por meio do teste de Shuttle Run de 20m; g) medidas antropométricas (peso e estatura); h) dados sociodemográficos (idade, sexo e renda) por meio de entrevista com os pais/responsáveis. As análises estatísticas utilizadas foram técnicas de Machine Learnig (Network analisys), métodos de equações estruturais por meio regressões multivariadas e análises composicionais. Para responder os objetivos da presente tese doutoral, cinco estudos foram realizados. Os resultados dos estudos apresentaram que a FE dos pré-escolares se associou positivamente com a AF moderada à vigorosa e com o sono, e negativamente com o CS no final de semana. Observou-se ainda que os três comportamentos conjuntamente têm um maior poder preditivo na FE do que quando analisados individualmente, e que substituições teóricas do tempo de sono e de AF leve por AF moderada à vigorosa podem melhorar a FE 9 dos pré-escolares. Em relação as combinações, os resultados demonstraram que a adesão combinada aos comportamentos de AF e sono, bem como tempo de tela e sono são as variáveis mais importantes dentro de um sistema de redes complexas para ganhos na FE das crianças. Os resultados desta tese doutoral suportam a hipótese de que um estilo de vida saudável, com mais tempo em AF, tempo reduzido em CS e tempo de sono adequados são essenciais para ganhos na FE de pré-escolares de baixa renda, inclusive como forma de atenuar os efeitos deletérios de ambientes adversos à FE nessa fase da vida. Os resultados sugerem ainda que intervenções neste sentido devem focar na melhoria da adesão combinada às recomendações de AF e de sono, além de atenção especial ao tipo de CS realizado pela criança em diferentes contextos.
Presidente - 2367557 - CLARICE MARIA DE LUCENA MARTINS
Externo à Instituição - FERNANDO DE AGUIAR LEMOS