PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANASTACIO NECO DE SOUZA FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANASTACIO NECO DE SOUZA FILHO
DATA: 21/02/2022
LOCAL: Por meio do Google Meet pelo link meet.google.com/mos-cmgp-sro
TÍTULO: Ambientes construído e percebido do bairro e da pré-escola e atividade física de pré-escolares em condição de vulnerabilidade social
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: ambiente construído; ambiente percebido; prática pedagógica; atividade física; pré-escolares.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO A atividade física (AF) tem sido ligada ao desenvolvimento de pré-escolares. Identificar como, quando e em qual cenário as crianças praticam atividade física é de fundamental importância. Diferentes ambientes influenciam a prática de AF, dentre eles, o ambiente construído (AC) que podem influenciar ou restringir a AF. O papel do AC para a AF, está estabelecido nas demais fases da vida e em países desenvolvidos, sendo necessários estudos referentes a países em desenvolvimento e nos primeiros anos de vida. Paralelamente, a forma como os pais e professores percebem estes ambientes também pode interferir na prática de AF. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar as possíveis associações entre o AC do bairro e da escola, ambiente percebido pelos professores e pais e o nível de AF de pré-escolares em vulnerabilidade social. Foram avaliadas 141 pré-escolares de três a cinco anos da cidade de João Pessoa. Os dados coletados foram: a) dados sociodemográficos (sexo, idade, renda e escolaridade dos pais) por meio de entrevista face a face; b) AF por meio de acelerômetro; c) atributos (quantidade e qualidade) dos AC do bairro e da escola por meio de questionário, escala de auditoria do ambiente e Sistema de Informação Geográfica; d) o ambiente percebido foi avaliado por questionário mediante entrevista face a face. As associações foram avaliadas por de técnicas de Machine Learnig (Network analisys) e métodos de equações estruturais, por meio de regressões uni e bivariadas. Os resultados desse estudo apresentaram que: a) pré-escolares do sexo feminino e cujo as mães apresentam maior nível de escolaridade, despenderam mais tempo em AFT; b) residir em bairros cujos os ambientes de lazer forneciam uma maior qualidade e quantidade de atributos para AF, maior quantidade de serviços disponíveis em cada praça e condições de limpeza, estética e segurança dos espaços foi associado positivamente com a AFT; c) a percepção dos pais sobre a presença de uma quadra de esportes no bairro para meninos, e a presença de academia e locais de caminhada para meninas, emergiram como as variáveis mais sensíveis em um sistema de redes complexas; d) pré-escolas que forneciam mais espaços para jogos e recursos em seus ambientes, os pré-escolares despenderam mais tempo em AFMV no horário escolar. Contudo, a estética da escola se associou negativamente com esse desfecho; e) professores que percebiam suas salas de aula como 9 promotoras de AF, bem como uma grande quantidade de atributos portáteis para AF na pré-escola, as crianças despenderam mais tempo em AFMV ao longo horário escolar. No entanto, houve associação negativa entre a quantidade de atributos físicos para AF no ambiente da pré-escola e a AFMV das crianças. Os achados desta tese apoiam a hipótese de que em pré-escolares em vulnerabilidade social, o maior tempo despendido em AF está associado a ambientes que forneçam mais oportunidades de prática. Estes achados suportam a necessidade de investimento nestes ambientes como forma de minimizar os efeitos deletérios de ambientes sociais adversos à AF já na primeira infância.
Presidente - 2367557 - CLARICE MARIA DE LUCENA MARTINS
Interno - 497.201.804-63 - MARCOS ANDRÉ MOURA DOS SANTOS - UPE