PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATÁLIA HERCULANO PAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATÁLIA HERCULANO PAZ
DATA: 03/03/2022
LOCAL: Link Meet: https://meet.google.com/uuk-eews-aos
TÍTULO: EFEITO DO TREINAMENTO DE FORÇA COM RESTRIÇÃO DE FLUXO SANGUÍNEO NAS CONCENTRAÇÕES DE IRISINA E DE MARCADORES BIOQUÍMICOS EM IDOSAS: UM ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO E ALEATORIZADO
PALAVRAS-CHAVES: Irisina, Treinamento resistido, Envelhecimento, Isquemia vascular, Marcadores Bioquímicos.
RESUMO: Introdução: O envelhecimento é acompanhado por alterações dos sistemas neuromuscular e endócrino, tendo como consequência mudanças nos processos homeostáticos, levando ao declínio funcional e aumento do risco de doença e morte. A irisina, um hormônio liberado durante o exercício físico, desempenha um papel importante e promove adaptações morfofuncionais e metabólicas no idoso. No entanto, não está claro se o Treinamento de Força de Baixa Intensidade associado à Restrição de Fluxo Sanguíneo (TFBI + RFS), pode alterar os níveis de irisina e de marcadores bioquímicos em idosas. Objetivo: Analisar os efeitos do treinamento de força de moderada intensidade, baixa intensidade com e sem restrição de fluxo sanguíneo, nas concentrações de irisina circulante e de marcadores bioquímicos em idosas. Materiais e métodos: Participaram desse estudo clínico, aleatorizado e controlado, com dezesseis semanas de intervenção em dias não consecutivos, 40 mulheres idosas (65+3 anos), cognitivamente saudáveis. As participantes foram aleatorizadas, de acordo com a idade e níveis de força muscular, em quatro grupos: 1) Treinamento de Força de Moderada Intensidade (TFMI); 2) TFBI + RFS; 3) Treinamento de Força de Baixa Intensidade (TFBI) e; 4) Controle (CON). Os exercícios (rosca bíceps, supino reto, agachamento e leg press 45º) foram realizados nas dependências do Laboratório de Cineantropometria e Desempenho Humano (LABOCINE), situado na Universidade Federal da Paraíba, utilizando o mesmo volume absoluto (3x10 repetições) e diferentes intensidades (15RM e 30RM) com frequência semanal de 3 vezes, intervalo de descanso entre as séries de 60 segundos e exercícios de 120 segundos e com aplicação de 50% de pressão de RFS para o TFBI + RFS, enquanto que o grupo CON não participou do programa de exercícios. As avaliações no momento inicial e pós 16 semanas foram realizadas considerando as variáveis: níveis séricos de irisina e marcadores bioquímicos. Amostras de sangue foram coletadas um dia antes e um dia após a intervenção de TFMI, TFBI + RFS e COM, em jejum. Os níveis séricos de irisina serão determinados usando kit comercial tipo ELISA (Enzyme Linked Inmuno Sobert Assay) de acordo com as instruções do fabricante e as análises bioquímicas serão realizadas no analisador bioquímico automatizado CHEMWELL-T e todos os reagentes serão obtidos da Labtest e terão seus protocolos executados de acordo com o fabricante. Esse estudo seguiu as normas da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O tratamento dos dados será efetuado no software estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS versão 22.0). Será feito uma análise preliminar exploratória das variáveis estudadas envolvendo representação gráfica e distribuição de frequências. Os desvios da distribuição padrão normal em cada variável, serão analisados pelo teste de Shapiro-Wilk. Na análise de dados serão empregados os procedimentos de estatísticas descritivas de tendência central (média) e dispersão (desvio padrão ou intervalo de confiança 95%). Será utilizado o teste de análise de variância (ANOVA) one-way para avaliar a diferença do momento pré entre os grupos de treinamento. Para análise dos efeitos do treinamento nas variáveis de desfecho (níveis séricos de irisina e marcadores bioquímicos) entre grupo (TFMI, TFBI + RFS, TFBI, CON) e tempo (pré e 16 semanas de intervenção) será adotado os modelos lineares generalizados mistos (GMM) e para melhorar a legibilidade, será calculado o tamanho do efeito d de Cohen. Por fim, o nível de significância adotado no presente estudo para todas as análises será de P < 0,05. Resultados esperados: espera-se que os exercícios utilizando a RFS sejam eficazes para elevar os níveis séricos de irisina no organismo e modificar os marcadores bioquímicos em idosas.
Externo à Instituição - ADENILSON TARGINO DE ARAUJO JUNIOR
Externo à Instituição - JEFFERSON DA SILVA NOVAES