PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRO RANIEL DA SILVA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDRO RANIEL DA SILVA ROCHA
DATA: 30/03/2022
LOCAL: Link: https://us02web.zoom.us/j/88475137851?pwd=RUNaM1dFRTg1M2FCVlNGU2w0S3U5Zz09
TÍTULO: ATIVIDADE FÍSICA LEVE E INDICADORES DE GORDURA CORPORAL EM ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE LONGITUDINAL
PALAVRAS-CHAVES: Atividade motora. Baixa intensidade. Índice de massa corporal. Circunferência da cintura. Adolescentes.
RESUMO: O excesso de peso e a obesidade são preditores associados a um maior risco de problemas cardiometabólicos, psicológicos, respiratórios e de baixa autoestima durante a adolescência, com predisposição para o acúmulo de gordura e doenças na fase adulta. Organizações nacionais e mundial de saúde têm indicado que as atividades físicas de baixa intensidade poderão beneficiar a saúde de adolescentes e que devem ser realizadas sempre que possível na rotina diária. Entretanto, os estudos sobre a influência da AFL nos indicadores de gordura corporal de adolescentes ainda são insuficientes. O objetivo do estudo é analisar longitudinalmente a associação da atividade física leve com os indicadores de gordura corporal em adolescentes. Tratase de um estudo do tipo observacional longitudinal que utilizará dados do Estudo Longitudinal Sobre Comportamento Sedentário, Atividade Física, Hábitos Alimentares e Saúde (LONCAAFS). A população alvo será constituída por adolescentes, de ambos os sexos, de 10 a 13 anos de idade, matriculados no 6° ano do ensino fundamental de escolas da rede pública estadual e municipal no ano base de 2014. A seleção amostral do Estudo LONCAAFS ocorreu de maneira probabilística por conglomerado em estágio único. Foram selecionadas aleatoriamente 28 escolas (14 municipais e 14 estaduais) com distribuição proporcional por região geográfica do município (norte, sul, leste e oeste) e o número de alunos matriculados em cada escola. Para o presente estudo será utilizada uma subamostra (10 municipais e 7 estaduais) que representa 70,4% dos adolescentes da amostra e que foram submetidos ao uso dos acelerômetros. A coleta de dados no ano base de 2014 foi realizada no período de fevereiro a dezembro, sendo repetido o mesmo período em cada escola nos anos de 2015, 2016 e 2017. A atividade física foi mensurada por meio de acelerômetros, modelo GT3X+, da marca Actigraph. Os indicadores de gordura corporal utilizados serão: o índice de massa corporal e a circunferência da cintura. Na mensuração da massa corporal foi utilizada uma balança digital, com precisão de 100 gramas. Para efetuar a medida de estatura utilizou-se um estadiômetro portátil. As medidas de massa corporal e estatura foram utilizadas para determinar o índice de massa corporal. A circunferência da cintura foi mensurada no ponto médio entre a última costela e a parte superior da crista ilíaca, utilizando uma fita métrica inelástica. Foi utilizado um questionário para mensurar as variáveis: idade, sexo, classe econômica, escolaridade da mãe, tipo de escola, cor da pele, turno da escola e o consumo alimentar. Para associar longitudinalmente a atividade física leve com os indicadores de gordura corporal, serão utilizadas as análises de Equações de Estimativas Generalizadas (GEE). Será testada a interação da atividade física moderada a vigorosa na relação da atividade física leve com os indicadores de gordura corporal.
Presidente - 1350659 - JOSE CAZUZA DE FARIAS JUNIOR
Interno - 497.201.804-63 - MARCOS ANDRÉ MOURA DOS SANTOS - UPE