PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE MOREIRA DE JESUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE MOREIRA DE JESUS
DATA: 31/03/2022
LOCAL: Por meio do link: https://us02web.zoom.us/j/9182102629?pwd=4xzeCmfHuOqjQg9mcG_dBsYdFy7IRa.1
TÍTULO: CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE PERCEBIDO E DIFERENTES GRUPOS DE PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE LONGITUDINAL
PALAVRAS-CHAVES: Atividade física. Adolescentes. Ambiente percebido. Longitudinal.
RESUMO: RESUMO Características do ambiente percebido e diferentes grupos de práticas de atividade física em adolescentes: uma análise longitudinal Autor: Felipe Moreira de Jesus Orientador: Prof. Dr. José Cazuza de Farias Júnior É importante identificar e compreender quais os fatores que interferem no envolvimento dos adolescentes com a prática de atividade física. Determinadas características do ambiente para atividade física em torno da residência e/ou no bairro podem influenciar na decisão dos adolescentes. Além disso, grupos de práticas de atividades físicas necessitam de características específicas para favorecerem suas práticas. Entretanto, ainda pouco se sabe sobre essas relações e principalmente como elas se conduzem em relação a idade dos adolescentes. É possível que atributos do ambiente que possam contribuir de forma diferente para cada grupo de práticas. O objetivo do presente estudo é analisar de forma longitudinal a relação entre as características do ambiente percebido e os diferentes grupos de prática de atividade física em adolescentes do município de João Pessoa, Paraíba. Trata-se de um estudo observacional longitudinal, que utilizará os dados das quatro ondas de coletas (2014 a 2017) do Estudo Longitudinal sobre Comportamento Sedentário, Atividade Física, Hábitos Alimentares e Saúde dos Adolescentes (LONCAAFS). A população do estudo foi composta por adolescentes de 10 a 14 anos de idade, de ambos os sexos, pertencentes ao 6° ano, de escolas públicas de João Pessoa, Paraíba. A seleção da amostra do Estudo LONCAAFS foi por conglomerados em estágio único. Foram selecionadas de forma aleatória 28 escolas públicas, distribuídas proporcionalmente nas regiões geográficas no município, conforme tamanho por número de alunos matriculados nos 6º anos. Nas escolas selecionadas, todos os alunos das turmas de 6º ano foram convidados a participar do estudo. Houve uma coleta por ano, totalizando quatro ondas (2014 a 2017), cada escola foi visitada no mesmo período do ano da primeira coleta, de fevereiro a junho e de agosto a dezembro. As características do ambiente percebido para a prática de atividade física foram mensuradas, por meio de uma escala, composta por 16 questões, distribuídos em três domínios: 1) presença de locais para a prática de atividade física (oito itens); 2) segurança no trânsito (quatro itens); 3) segurança urbana (quatro itens). A atividade física foi mensurada por meio do Questionário de Atividade Física para Adolescentes (QAFA). Para associar as características do ambiente aos grupos de atividades física ao longo dos anos, será utilizado equações de estimativas generalizadas (EEG).
Presidente - 1350659 - JOSE CAZUZA DE FARIAS JUNIOR
Interno - 032.732.114-82 - RAFAEL MIRANDA TASSITANO - UFRPE