PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: HELOIANA KAROLINY CAMPOS FARO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELOIANA KAROLINY CAMPOS FARO
DATA: 06/05/2022
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/86352006267?pwd=ZXRDZi9obmJnZ0QzeGhoU1B4cG9hUT09
TÍTULO: EFEITO DO ESFORÇO COGNITIVO PROLONGADO E DA ESTIMULAÇÃO CEREBRAL NÃO-INVASIVA NO DESEMPENHO VISUOMOTOR DE ATLETAS DE ESPORTES COMBATE
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Desempenho visuomotor; esforço cognitivo; esportes de combate; estimulação transcraniana.
RESUMO: O esforço cognitivo prolongado (ECP) pode prejudicar o desempenho físico, técnico-tático, perceptual, cognitivo e visuomotor em atletas. Os efeitos negativos do ECP podem ser observados após tarefas laboratoriais (i.e., testes computadorizados) ou de formas mais ecológicas (i.e., uso de redes sociais). Os prejuízos encontrados em decorrência da sobrecarga cognitiva podem se manifestar em nível fisiológico, comportamental e subjetivo. Nesse sentido, métodos objetivando mitigar os efeitos do EC têm sido propostos, dentre eles a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC). Nesse sentido, o objetivo desse projeto é verificar o efeito da exposição ao esforço cognitivo prolongado e da ETCC sobre o desempenho visuomotor e físico de atletas de esportes de combate. Para tanto, o projeto será desenvolvido em três estudos experimentais de medidas repetidas, cruzados, randomizados e, quando houver ETCC, duplamente cegados. O estudo 1 comparará as respostas eletroencefalográficas em resposta a realização prolongada de teste computadorizado (Stroop teste), uso de redes sociais de atletas de combate e uma situação controle. O estudo 2 verificará o efeito do ECP prolongado individualizado sobre o desempenho visuomotor em tarefa específica da modalidade e desempenho físico de atletas de taekwondo (TKD). O estudo 3 verificará o efeito da ETCC como contraponto aos efeitos do ECP sobre o desempenho visuomotor em tarefa específica e desempenho físico de atletas de TKD. O estudo será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba e respeitará as normas éticas de pesquisa com seres humanos regidas pela resolução nº 510/16 do Conselho Nacional de Saúde.
Externo à Instituição - EMERSON FRANCHINI
Presidente - 1066708 - LEONARDO DE SOUSA FORTES