PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISNALDO FLORÊNCIO ARAÚJO JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISNALDO FLORÊNCIO ARAÚJO JUNIOR
DATA: 27/06/2022
LOCAL: Link Meet: https://meet.google.com/xae-hcyy-noi
TÍTULO: Efeito terapêutico do jogo para atenção sustentada em crianças com TDAH: Oficina de Brinquedos eBrincadeiras
PALAVRAS-CHAVES: Educação Física. Jogo. TDAH.
RESUMO: Atualmente é percebido um aumento significativo no número de transtornos comportamentais na população, destacando o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Nessa conjuntura, este trabalho reconhece no jogo sua relevância como recurso terapêutico no tratamento do TDAH, definindo como questão problema: Quais efeitos terapêuticos são produzidos na atenção sustentada em crianças com TDAH, por meio da Oficina de Brinquedos e Brincadeiras?. Assim o estudo tem como objetivo analisar os efeitos terapêuticos da Oficina de Brinquedo e brincadeiras - (OBBA), para atenção sustentada em crianças com TDAH. Os sujeitos da pesquisa serão 6 crianças com diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Serão utilizados como técnicas de coleta e instrumentos para obtenção dos dados o programa OBBA, Oficina de brinquedos e Brincadeiras, a Ficha de identificação das crianças com TDAH, a observação e o Teste de Cancelamento - TAC. Para registro e posterior observação será utilizado o recurso imagético (filmagem), de forma que todas as sessões serão gravadas. Para as análises caminhamos pelo desenho de Semiótica Aplicada, método Escritural da Pedagogia da Corporeidade.
Externo à Instituição - ANA PAULA SOARES DE CAMPOS
Interno - 1024473 - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA