PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LEYS EDUARDO DOS SANTOS SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEYS EDUARDO DOS SANTOS SOARES
DATA: 30/11/2022
LOCAL: link: https://meet.google.com/rob-qmbt-zbp
TÍTULO: APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA DA CORPOREIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem. Pedagogia da Corporeidade. Educação Física. Semiótica.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: A Pedagogia da Corporeidade (PC) é um método de ensino e de pesquisa que proporciona subsídios teóricos e metodológicos para o desenvolvimento da aprendizagem na Educação Física. Neste trabalho, nos detemos no pilar semiótico da PC, especialmente em sua inspiração na filosofia do pragmatismo peirceano. Com a PC, visamos inserir na Educação Física o debate do problema semiótico da aprendizagem, isso porque a aprendizagem é tratada como semiose, ação de signos na circunstância, produzindo efeitos existenciais. Aborda a Educação Física como uma disciplina e área de conhecimento capaz de promover continuamente o “hábito de mudança de hábitos”, gerando novos modos de interação com o mundo, a partir de reconfigurações na percepção, ação e interpretação nos diferentes tipos de situações de movimento. O problema de pesquisa consistiu em: quais as implicações para a Educação Física escolar da concepção de aprendizagem pela Pedagogia da Corporeidade? Para responder essa questão, realizamos uma pesquisa conceitual que teve duas etapas: 1 - Panorama Conceitual: foi constituído pelo levantamento dos textos da PC (totalizando 378 páginas examinadas) e pela seleção dos conceitos; 2 - Elaboração Conceitual: foram identificadas as teses da aprendizagem da PC e foi realizado o exame das teses, tendo como critérios de análise: o grau de originalidade, a avaliação da aplicabilidade de cada tese e suas possíveis contribuições teórico-metodológicas para a área. Foi delineada uma tese original, discutindo as formulações “subteses” que daí derivaram, representantes do trajeto da experiência de aprendizagem na Educação Física. O conhecer desenvolve-se numa situação de aprendizagem, em que o jogo é o pivô. E a ocorrência dessas situações é capaz de autogerar um ambiente de aprendizagem, uma zona de comunicação, cujo fluxo de informações mobiliza o aprendente a “sintonizar”, “traduzir” e “subjetivar”. O produto de aprendizagem é uma configuração singular, uma forma de interagir na circunstância com mais eficiência. Após cotejamento analítico, conclui-se que a tese e as “subteses” da aprendizagem pela PC, ao incluírem o emocional, o energético e o lógico, superam dicotomias de enfoque e ampliam o escopo teórico-metodológico no trato da aprendizagem na Educação Física Escolar.
Interno - 594.758.464-68 - ADRIANA DE FARIAS GEHRES - UPE
Externo à Instituição - AGUINALDO CESAR SURDI