PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANA TEREZA DE SOUSA BRITO

DISCENTE: ANA TEREZA DE SOUSA BRITO
DATA: 29/11/2022
LOCAL: Link Meet: https://meet.google.com/mix-ncos-kyu
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DO DISPOSITIVO DE COMPRESSÃO APENDICULAR (DICA) PARA RESTRIÇÃO DE FLUXO SANGUÍNEO (RFS)
PALAVRAS-CHAVES: restrição de fluxo sanguíneo, treinamento de força, inovação tecnológica.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: A restrição de fluxo sanguíneo (RFS) é um método que exige compressão externa da região proximal do esqueleto apendicular com torniquetes e pode ser utilizado tanto com o indivíduo em repouso, quanto com a prática de exercício aeróbio, força muscular e anaeróbio. Vem sendo aplicado como uma alternativa ao exercício com altas cargas, eficaz para o aumento da força e resistência muscular, hipertrofia, capacidade cardiorrespiratória, processos de reabilitação física, pessoas com limitações de execução de movimento físico, atendendo populações clínicas, e, entre outros. Geralmente a forma de aplicação do método e os equipamentos geram lacunas do conhecimento, principalmente considerando o ônus elevado, difícil acesso para os setores da prática física, públicos e/ou privados. Dessa forma, surgiu a questão problema: será que desenvolver e validar um instrumento similar, preciso, de aplicação na RFS fornecerá parâmetros de desempenho aeróbio e força muscular quando comparados aos demais equipamentos utilizados? Na hipótese de que um dispositivo desenvolvido e validado para aplicar junto ao método, seja eficaz e capaz de tornar essa técnica popularizada. Assim, o objetivo deste estudo é desenvolver e validar um dispositivo para compressão apendicular (DICA)para membros superiores. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, aplicada, metodológica deinstrumentação, clínica, experimental, realizada em duas etapas:1) desenvolvimento da proposta tecnológica para a criação do instrumento; 2) validação concorrente do dispositivo de compressão. Inicialmentefoi aplicado um teste para verificar a normalidade e outro para homoscedasticidade dos dados. As informações das características antropométricas e hemodinâmicasdos participantes de todas as fases foramexpressos como média ± desvio padrão. O coeficiente de correlação intraclasse foiproposto para calcular a confiabilidade das medidas, e para análise daconcordância entre os aparelhos foiutilizada a análise os gráficos deBland eAltman.O nível de significância adotado foi de 0,05 e o software utilizado para análise dos dados foi o Graphpad Prism versão 8.0.O dispositivo desenvolvido apresentaboa confiabilidadenas medidas do pulso auscultatório na avaliaçãointra-examinador(ICC:0,878 IC 95% 0,70-0,95; 0,861:IC 0,66-0,94; 0,816:IC 0,57-0,92)e entre avaliadores(ICC:0,884 IC 0,76-0,94; 0,830:IC 0,66-0,91).Em relação a validaçãoentre oDICA e RIESTER,o pulso auscultatório na postura deitadaapresentou diferença média no braço direito e esquerdo respectivamente:-2,58e 0,33mmHgno esquerdo, napostura sentada -3,16 mmHge 0,91 mmHgrespectivamente. DICA e COLUNA DE MERCÚRIO: diferença média de 16,67e 26,47 mmHg na postura deitada e 12,06 e 22,36 mmHgna postura sentada. Conclui-se que odesenvolvimentode um equipamento com inovação tecnológica, ficando assim denominado dispositivo de compressão apendicular (DICA), podeser utilizado nos membros superiores como recurso material no treinamento da restrição de fluxo sanguíneo.
Externo à Instituição - GILBERTO CANDIDO LAURENTINO
Externo à Instituição - JEFERSON MACEDO VIANNA