PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Teléfono/Extensión
-
No Informado
Noticias
Banca de QUALIFICAÇÃO: BRISDEON BRUNO SILVA DE ALENCAR
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRISDEON BRUNO SILVA DE ALENCAR
DATA: 27/02/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Link Meet: https://meet.google.com/ytg-fwcc-boh
TÍTULO: CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E
JOGOS DE REALIDADE VIRTUAL: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA
PERCEPTIVA
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno do Espectro Autista; Realidade Virtual; Percepção;
Emoções; Jogos de vídeo.
PÁGINAS: 18
RESUMO: Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por alterações
no processo de neurodesenvolvimento. A Realidade Virtual (RV) tem se mostrado
como inovação de grande potencial, visto que estudos já destacam bons resultados
na aplicação deste recurso para o TEA. Logo, como seria a experiência perceptiva
destes indivíduos com a RV? Justificativa: Sendo o primeiro estudo fenomenológico
que relaciona o uso de RV ao autismo, são esperados desfechos com potencial para
influenciar campos sociais, científicos, terapêuticos e pedagógicos. Objetivo: Analisar
numa perspectiva fenomenológica o corpo e as emoções de crianças e adolescentes
autistas a partir das descrições da experiência perceptiva com jogos de realidade
virtual. Revisão da Literatura: A percepção, segundo a perspectiva fenomenológica
de Merleau-Ponty, é o modo primordial de se fazer presente ao mundo e ao outro pelo
corpo que sente e atribui sentido ao que é percebido. É de grande importância se
realizar estudos que considerem aspectos de natureza singular e sociocultural da
experiência perceptivas de pessoas autistas em relação às suas experiências
perceptivas, bem como levar em conta as emoções envolvidas. Métodos: Se trata de
uma pesquisa fenomenológica, segundo o método da pesquisa qualitativa do
fenômeno situado (MARTINS e BICUDO, 1989). A coleta de dados ocorrerá em
ambientes padronizados com uso do aparelho de realidade virtual OCULUS QUEST
2. Os participantes terão os perfis descritos; em seguida serão expostos aos jogos em
RV; na terceira etapa serão as entrevistas semiestruturadas one-to-one; então se fará
a análise dos dados para a atribuição dos significados pelo pesquisador.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 046.074.024-51 - ANA RAQUEL MENDES DOS SANTOS - UPE
Presidente - 1024473 - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA
Externo à Instituição - MARIA ELISA CAPUTO FERREIRA