PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: BRISDEON BRUNO SILVA DE ALENCAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRISDEON BRUNO SILVA DE ALENCAR
DATA: 27/02/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Link Meet: https://meet.google.com/ytg-fwcc-boh
TÍTULO: CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E JOGOS DE REALIDADE VIRTUAL: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA PERCEPTIVA
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno do Espectro Autista; Realidade Virtual; Percepção; Emoções; Jogos de vídeo.
PÁGINAS: 18
RESUMO: Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por alterações no processo de neurodesenvolvimento. A Realidade Virtual (RV) tem se mostrado como inovação de grande potencial, visto que estudos já destacam bons resultados na aplicação deste recurso para o TEA. Logo, como seria a experiência perceptiva destes indivíduos com a RV? Justificativa: Sendo o primeiro estudo fenomenológico que relaciona o uso de RV ao autismo, são esperados desfechos com potencial para influenciar campos sociais, científicos, terapêuticos e pedagógicos. Objetivo: Analisar numa perspectiva fenomenológica o corpo e as emoções de crianças e adolescentes autistas a partir das descrições da experiência perceptiva com jogos de realidade virtual. Revisão da Literatura: A percepção, segundo a perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty, é o modo primordial de se fazer presente ao mundo e ao outro pelo corpo que sente e atribui sentido ao que é percebido. É de grande importância se realizar estudos que considerem aspectos de natureza singular e sociocultural da experiência perceptivas de pessoas autistas em relação às suas experiências perceptivas, bem como levar em conta as emoções envolvidas. Métodos: Se trata de uma pesquisa fenomenológica, segundo o método da pesquisa qualitativa do fenômeno situado (MARTINS e BICUDO, 1989). A coleta de dados ocorrerá em ambientes padronizados com uso do aparelho de realidade virtual OCULUS QUEST 2. Os participantes terão os perfis descritos; em seguida serão expostos aos jogos em RV; na terceira etapa serão as entrevistas semiestruturadas one-to-one; então se fará a análise dos dados para a atribuição dos significados pelo pesquisador.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 046.074.024-51 - ANA RAQUEL MENDES DOS SANTOS - UPE
Presidente - 1024473 - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA
Externo à Instituição - MARIA ELISA CAPUTO FERREIRA