PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: YASMIM KÉLLEN SIQUEIRA LUNA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YASMIM KÉLLEN SIQUEIRA LUNA
DATA: 27/02/2023
LOCAL: https://meet.google.com/skn-zjga-szr?authuser=0&hl=pt_BR
TÍTULO: EXERCÍCIO BASEADO EM VELOCIDADE COMO ATIVIDADE CONDICIONANTE: UTILIZAÇÃO DE SÉRIES ÚNICAS E MÚLTIPLAS NO DESEMPENHO DO SALTO VERTICAL DE JOGADORES DE BASQUETEBOL
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: treinamento complexo, velocidade de movimento, efeito agudo, individualização.
RESUMO: RESUMO O Treinamento de Força Baseado em Velocidade consiste numa abordagem prática para monitorar e quantificar o volume e a intensidade e, consequentemente, a fadiga de uma sessão de teste ou programa de treinamento. O objetivo do presente estudo é comparar o efeito do agachamento guiado com séries únicas e múltiplas, como atividade condicionante, no desempenho do salto com contramovimento, utilizando cargas moderadas e baixas perdas de velocidade. Treze atletas de basquetebol participarão da pesquisa e serão submetidos a 7 sessões de coleta, sendo as três últimas, exclusivamente, para condições experimentais (1 ou 2 série (s) de agachamento a 60% de 1RM para 10% de perda de velocidade e condição controle). A variável a ser analisada será a altura do salto com contramovimento, antes e após a atividade condicionante. Entre a atividade condicionante e a atividade específica será adotado um período de recuperação autosselecionado. Todos os dados serão apresentados com média e desvio padrão (M ± DP) e a normalidade dos dados será testada por meio do teste de Shapiro-Wilk. As diferenças entre as condições experimentais serão verificadas por meio do teste de ANOVA de medidas repetidas (dados paramétricos) ou pelo teste de Friedman (não paramétrico). O tamanho do efeito será calculado pelo teste d de Cohen e o teste T-Student será aplicado nas comparações do volume load das condições. Os dados serão tabulados no software JASP, versão 16.1 e o nível de significância adotado será o de p≤ 0,05.
Externo à Instituição - BRUNO PENA COUTO
Interno - 1736864 - GILMARIO RICARTE BATISTA