PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LUIS FILIPE GOMES BARBOSA PEREIRA DE LEMOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIS FILIPE GOMES BARBOSA PEREIRA DE LEMOS
DATA: 28/02/2023
LOCAL: Link: https://us02web.zoom.us/j/87610411765?pwd=djhybzdXOGZoTWVvaFFSRUJsMjFvQT09
TÍTULO: HANDEBOL DE PRAIA: SUBSÍDIOS CIENTÍFICOS PARA A COMPREENSÃO DO ESPORTE
PALAVRAS-CHAVES: Handebol de Praia; Perfil dos Jogadores; Determinantes do Desempenho; Seleção de Talentos; Sistemas Complexos;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: INTRODUÇÃO:O handebol de praia é um esporte relativamente recente, candidato a esporte olímpico. Apesar dos expressivos resultados obtidos internacionalmente pelas seleções nacionais brasileiras, o handebol de praia carece de estudos científicos que fundamentem a prática exercida.Muito do que se faz é baseado em estudos desenvolvidos no handebol de quadra, em outros esportes de areia, a exemplo do voleibol de praia, cujas características específicas diferem substancialmente do handebol de praia, ou pelo conhecimento empírico dos treinadores. OBJETIVO:diferenciar parâmetros físicos, antropométricos, morfológicos, fisiológicos e técnicos de atletas de handebol de praia de distintas categorias, níveis de performance e resultados esportivos. MÉTODOS:esta tese trata de 4 estudos originais transversais,de caráter observacional, cujos participantes, cenários e procedimentos metodológicos são distintos a cada estudo. No estudo 1, para identificar variáveis que diferenciam atletas de acordo com a categoria, 70 jogadores (53 homens) foram avaliados para:variáveis antropométricas,aceleração em 5 metros (m), sprint em 15m, salto horizontal, força de preensão manual, velocidades de arremessos específicos do handebol de praia.As diferenças entre os grupos de idade foram testadas usando ANOVA. O teste t-Student independente foi usado para comparar variáveis entre sexos, e os coeficientes de correlação parcial de Pearson foram calculados entre cada uma das variáveis de condicionamento físico usando Índice de Massa Corporal (IMC)e idade como covariáveis. No estudo 2, para diferenciar atletas em relação ao rendimento esportivo, as mesmas variáveis utilizadas no estudo 1 foram consideradas, relativamente a 91 jogadores seniores (19 campeões mundiais).Foi utilizada análise multivariada de variância (MANOVA) com sexo e nível esportivo(elite vs sub-elite) como fatores fixos.No estudo 3, para diferenciar atletas iniciantes selecionados ou não para a seleção nacional, 64 atletas(16,3 anos de idade; 33 homens), participantes da fase preparatória da Seleção Brasileira para o Campeonato Mundial de Handebol de Praia (2017)foram avaliados quanto a variáveis antropométricas e morfológicas,salto horizontal e velocidades de arremessos específicos. Os dados foram analisados utilizando regressão logística com sexo e grupo (selecionado vs não selecionado) como fatores fixos, além da análise de redes. No estudo 4, para diferenciar equipes vencedoras e perdedoras, foram considerados 18 parâmetros de carga interna e externa, avaliados através de sistema de unidade de medida inercial de 124 jogadores seniores (71 homens), ao longo de 21 partidas oficiais, utilizando análise exploratória de grafos.RESULTADOS:Atletas sub-21 tiveram melhor desempenho no salto horizontal e no arremesso de 6 m em relação a atletas sub-19, enquanto atletas seniores apresentaram melhor desempenho no salto horizontal do que os atletas sub-19 (p≤,05). Em atletas masculinos e femininos, o salto horizontal e os arremessos em apoio nos 6m, com giro e aéreo foram capazes de discriminar atletas de elite e sub-elite (p<0,001).Adicionalmente, a massa isenta de gordura e a velocidade da bola para jogadores jovens do sexo masculino, e o diâmetro palmar e a altura do salto de contramovimento para o feminino, foram capazes de diferenciar atletas selecionados. No entanto, ao utilizar uma abordagem não-linear os resultados indicaram que a seleção de jogadores implica a exploração de outras variáveis, além das antropométricas, morfológicas ou físicas. Por fim, equipes vencedoras e perdedoras apresentaram semelhantes resultados relativos a parâmetros de carga interna e externa, independente do sexo, mas os padrões de interrelação entre essas variáveis para as equipes vencedoras sugerem maior auto-organização.CONCLUSÃO:Esta tese identificou diferenças em relação a variáveis físicas, antropométricas, morfológicas e técnicas de atletas de handebol de praia de distintas categorias etárias, sexo e níveis de desempenho esportivo, destacando aspectos relevantes que precisam ser desenvolvidas ao longo dos anos de preparação de jogadores de handebol de praia.No entanto, ao utilizar abordagens analíticas não-lineares, essas variáveis não são capazes de diferenciar atletas jovens selecionados para a seleção nacional, ou mesmo diferenciar equipes que ganham e perdem.
Presidente - 3068425 - FABIO YUZO NAKAMURA
Interno - 1736864 - GILMARIO RICARTE BATISTA