PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ISNALDO FLORÊNCIO ARAÚJO JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISNALDO FLORÊNCIO ARAÚJO JUNIOR
DATA: 18/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Prédio da Pós-graduação em Educação Física-Centro de Ciências da Saúde - CCS / UFPB
TÍTULO: EFEITO TERAPÊUTICO DA OFICINA DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS PARA ATENÇÃO SUSTENTADA EM CRIANÇAS DE SETE A NOVE ANOS COM TDAH
PALAVRAS-CHAVES: Educação Física. Jogo. TDAH.
PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO Tem-se percebido um aumento significativo no número de transtornos comportamentais na população, destacando o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Considerando essa crescente, e a busca por tratamentos menos invasivos como os medicamentosos, tem-se indicado o jogo como um recurso possível. Acredita-se pois que o jogo pode estimular a memória, atenção e concentração, assim definimos como problema de pesquisa: Quais efeitos terapêuticos são produzidos na atenção sustentada em crianças por meio da Oficina de Brinquedos e Brincadeiras? Decorrente nosso objetivo foi analisar o potencial terapêutico da OBBA ao absorver o jogador, mantendo a atenção das crianças com TDAH. A presente pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação, cujos sujeitos foram 4 crianças, na faixa etária de 7 a 9 anos, com diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) cadastradas no Centro de Atenção Psicossocial Infantil-Juvenil (Capsi). Definimos como instrumentos para obtenção dos dados o prontuário de identificação e o roteiro de observação, utilizados ao longo da realização das Oficinas de brinquedos e Brincadeiras (OBBA), computando 960 horas de sessões filmadas. Os brinquedos e brincadeiras explorados ao longo das sessões terapêuticas foram o tangram, a peteca e o vai-vem. Para análise dos dados foi utilizado a Semiótica Aplicada, método Escritural da Pedagogia da Corporeidade. A partir da análise dos dados inferimos que a Oficina de Brinquedos e Brincadeiras se mostrou como um recurso com potencial terapêutico, ao produzir benefícios para a estimulação da atenção sustentada em crianças com TDAH. Identificamos como efeitos das oficinas a sustentação da atenção durante longo período das atividades, ao passo que se revelou como um recurso com poder motivacional, estimulador da imaginação, criatividade e autoestima. A partir da experiência do brincar, seja com o tangram, com a peteca ou com o vai-vem, os brincantes demonstraram que os jogos de construção estimularam durante as oficinas a atenção e incitou o brincar criativo.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA PAULA SOARES DE CAMPOS
Interno - 1024473 - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA
Interno - 1054195 - PIERRE NORMANDO GOMES DA SILVA