PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JOSIANE BARBOSA DE VASCONCELOS

DISCENTE: JOSIANE BARBOSA DE VASCONCELOS
DATA: 27/04/2023
LOCAL: Auditório do PAPGEF
TÍTULO: AS ECOLOGIAS DO ENSINAR E O BEM-ESTAR DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Docência. Bem-Estar. Educação Física Escolar
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Compreendendo o bem-estar docente como um produto relacional, proveniente dos elementos que constituem a cotidianidade escolar repleta de condições e situações desfavoráveis ao seu alcance, é que este trabalho apresentou como questão norteadora: que aspectos da Ecologia Pessoal do ensinar, no âmbito das Situações de Movimento Docente de Orientação, contribuem para promover o bem-estar do professor de Educação Física? Na perspectiva de atender a esse questionamento, propomos como objetivo analisar a produção de bem-estar docente, nas Situações de Movimento Docente de orientação. Os atores sociais, participantes da pesquisa, foram três professores de Educação Física do Ensino Fundamental I da Rede Pública Municipal de João Pessoa-PB, em períodos diferentes da carreira docente. Para obtenção dos dados, utilizamos a técnica da observação não participante, além da aplicação de uma entrevista semiestruturada, uso de um roteiro de observação, do caderno de campo e de registros imagéticos (fotografia e filmagem das aulas). Nesse sentido, buscamos captar a ambiência existente nas Situações de Movimento Docente. No que concerne à esfera analítica deste estudo, apoiamo-nos no método Escritural, desenho de pesquisa semiótico da própria Pedagogia da Corporeidade. As análises nos mostraram que, no exercício da docência, as atitudes para consigo mesmo, explícitas nas expressões verbais, visuais e gestuais do professor, refletem, sobremaneira, a ambiência de sua aula, podendo produzir um ambiente educativo favorável à aprendizagem do aluno, e, portanto, de bem-estar docente. Logo, percebemos que, entre os professores colaboradores investigados, os fatores da Ecologia Pessoal são geradores de bem estar docente.
Externo à Instituição - JORGE BOTH
Interno - 180.504.414-15 - MARCELO SOARES TAVARES DE MELO - UPE