PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ JOSÉ FROTA SOLON JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ JOSÉ FROTA SOLON JUNIOR
DATA: 15/05/2023
LOCAL: Sala 09 do PAPGEF
TÍTULO: EFEITOS DA TIROSINA E DA NEUROMODULAÇÃO NO DESEMPENHO DE CICLISTAS MENTALMENTE FATIGADOS
PALAVRAS-CHAVES: Fadiga mental, Tirosina, Estimulação transcraniana, Endurance, Desempenho
RESUMO: Atletas inseridos em exercícios prolongados, como ciclismo, realizam repetidamente ações neuromusculares de baixa a moderada intensidade. Embora variáveis periféricas sejam importantes para o desempenho físico, os atletas inseridos em tarefa de ciclismo necessitarão de funções executivas otimizadas (controle inibitório e atenção sustentada) para regular adequadamente seu ritmo e evitar fadiga precoce. Por outro lado, a literatura especializada tem mostrado que atividades cognitivas prolongadas, quando realizadas antes do exercício físico, pode prejudicar o desempenho físico prolongado subsequente. Essa alteração no estado psicobiológico decorrente de um esforço cognitivo prévio, que está associada as percepções de cansaço e falta de energia, tem sido reportada como fadiga mental (FM). Neste sentido, sabendo que este fenômeno pode prejudicar o desempenho de endurance, especificamente de ciclistas, a literatura científica tem proposto a utilização de estratégias ergogênicas que possam reverter os efeitos deletérios da FM sobre o desempenho físico subsequente. Nessa perspectiva, sabendo que a suplementação de tirosina aumenta a quantidade de dopamina e noradrenalina no cérebro e que a estimulação transcraniana por corrente contínua anódica (a-ETCC) aumenta a excitabilidade neuronal, o objetivo desse projeto será verificar os efeitos da tirosina e da a-ETCC sobre o desempenho de ciclistas mentalmente fatigados. Para isso, serão realizados dois estudos experimentais de medidas repetidas, cruzados, randomizados e duplamente cegados. O primeiro estudo, consistirá em verificar o efeito da suplementação de tirosina sobre o desempenho de ciclistas mentalmente fatigados. No segundo estudo, analisaremos o efeito de diferentes montagens anódicas (M1 e DLPFC) de ETCC sobre o desempenho de ciclistas mentalmente fatigados. Para ambas as investigações, participarão ciclistas recreacionais. Os estudos serão submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba e respeitarão as normas éticas de pesquisa com seres humanos regidas pela resolução nº 510/16 do Conselho Nacional de Saúde.
Externo à Instituição - DANIEL ALEXANDRE BOULLOSA ÁLVAREZ
Externo à Instituição - DANIEL GOMES DA SILVA MACHADO